Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mercado Novo Ibovespa foca bancos e commodities

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
14/10/2013 - 09:54

Novidade virá em duas fases: de janeiro a abril, será um mix da antiga e da nova metodologias e, a partir de maio, vigoram as mudanças de fato

São Paulo - Saem as empresas X, do empresário Eike Batista, e as ações com preço menor do que R$ 1. Ganham peso no novo Ibovespa, principal termômetro do mercado brasileiro de ações, os bancos, as varejistas e empresas gigantes como AmBev.

Esse é o quadro que se desenha para a composição do Ibovespa a partir do ano que vem, que será ainda mais concentrado nas ações da Vale e da Petrobras, produtoras de commodities primárias (petróleo e minério de ferro) e donas dos papéis mais negociados no Brasil desde o fim dos anos 90.

Hoje, os papéis da mineradora respondem por cerca de 10,7% do Ibovespa. A partir de maio, subirão para a casa de 12,3%, segundo simulações do mercado. Já as ações da estatal Petrobras, que perderam 38,2% do valor (ações preferenciais) desde a oferta pública de 2010, passarão dos atuais 10,5% para perto de 14% do índice.

Valor de mercado

Além do volume negociado dos papéis (quanto mais uma ação é transacionada maior o peso no índice), a metodologia do novo Ibovespa privilegia agora o valor de mercado das empresas (soma do preço de todas as ações) e a quantidade de papéis efetivamente disponíveis para compra e venda na Bolsa -ou seja, fora das mãos dos controladores e dos investidores de longo prazo, como os fundos de pensão.

Reivindicação antiga do mercado, o novo Ibovespa será implantado em duas fases: de janeiro a abril, será um mix da antiga e da nova metodologias; a partir de maio, vigoram as mudanças de fato.

Mudança de pesos

Nas simulações do banco Credit Suisse, o peso do setor financeiro sobe de 21% para 40%, enquanto as construtoras encolhem de 10% para 3%. As ações do setor de consumo sobem de 11% para 18% na nova metodologia.

“Será um índice mais concentrado e representativo dos negócios com as grandes empresas do país. Diminuirá as distorções”, disse Lucas Mello, do Crédit Suisse.

Por outro lado, o Ibovespa deixará de captar o desempenho de ações fora do foco dos investidores, como das empresas de médio porte, que costumam ter desempenho - e risco - superior ao das grandes empresas.

Neste ano, o índice Midlarge Cap (médias para grandes empresas) da Bolsa caiu 0,4%, enquanto o Ibovespa recuou 12,8%.

“Se por um lado, não captará o ganho maior de empresas menores; por outro, não correrá o risco como o das empresas X. O Ibovespa será mais estável e previsível”, disse Marcelo Torto, analista da Consultora Ativa.

O novo Ibovespa

Novo Ibovespa deve ampliar peso de bancos e da Ambev

Como é hoje?

Principal índice da Bolsa brasileira mede os negócios com as ações mais negociadas, independentemente da relevância da empresa


Como será?

Além do volume de negócios, índice levará em conta o valor de mercado das empresas

Empresas que saem

OGX

LLX

Demais ações com valor inferior as R$ 1


Empresas que aumentam peso

AmBev

Itaú

Bradesco

Pão de Açúcar

Fonte: Jornal O Popular
Tópicos:
visualizações