Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mercado financeiro já prevê alta do PIB menor do que 1% em 2014

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
21/07/2014 - 10:18

Expectativa de alta recuou de 1,05% para 0,97% na 8ª queda seguida.
Analistas do mercado também baixam previsão para o IPCA para 6,44%.

O mercado financeiro reduziu novamente na semana passada sua expectativa de crescimento da economia brasileira neste ano, que, desta vez, caiu de 1,05% para 0,97%, pela primeira vez abaixo da marca de 1% de alta, informou o Banco Central nesta segunda-feira (21), por meio do relatório de mercado. Foi a oitava queda seguida.

As previsões do mercado financeiro, coletadas pelo BC por meio de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, confirmam o cenário de desaceleração da economia brasileira. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 2,5% em 2013.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia. Para conter a inflação, o BC subiu os juros entre abril do ano passado e maio deste ano, influenciando o ritmo de atividade.

No fim de maio, o IBGE informou que a economia do país registrou expansão de 0,2% nos três primeiros meses de 2014, em relação ao quarto trimestre de 2013, com destaque para o bom desempenho da agropecuária.

O aumento do PIB do país previsto para 2014 pelo mercado financeiro continua abaixo do estimado no orçamento federal, de 2,5%, e também menor que a previsão divulgada pelo Banco Central na semana passada, de alta de 1,6%.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações