Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mercado: Conduzido por Copom, dólar cai e Bovespa sobe

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
31/10/2014 - 08:18

São Paulo - A inesperada alta da Selic anunciada pelo Banco Central na quarta-feira, de 11% para 11,25%, animou os mercados financeiros ontem, levando o Ibovespa a fechar em alta de 2,52%, em 52.336 pontos. O dólar à vista fechou em queda de 2,11%, a R$ 2,4130, no balcão.

A elevação da taxa básica de juros foi bem recebida no mercado financeiro, que viu sinalização de que a política econômica do novo governo Dilma deve ser diferente, mais alinhada a uma ortodoxia e perseguição da meta de inflação, além de, na avaliação de analistas, demonstrar independência de atuação do BC, o que também agrada aos investidores.

Para os analistas Daniel Liberato e Felipe Silveira, da Coinvalores, os agentes do mercado já previam que 2015 seria um ano de ajuste, mas, depois da campanha eleitoral, havia dúvida de quanto ajuste seria feito e quando ele iria começar.

“O efeito (da alta da Selic) foi tão positivo que até ações de setores que normalmente perdem no curto prazo com aumento de juros, como varejistas e segmentos de consumo, subiram hoje (ontem)”, declararam os analistas.

O aumento da Selic teve um efeito ainda mais curioso no mercado de dólar. No final de cada mês, tradicionalmente, a cotação da moeda tende a subir para a formação da taxa Ptax, média que baliza contratos indexados na moeda estrangeira. Mas ontem o valor do dólar caiu.

Lucro do Bradesco eleva ações de bancos

São Paulo - Segundo maior banco privado, o Bradesco aumentou o lucro no terceiro trimestre com a retomada das concessões de crédito, ampliação na margem de ganho com a elevação dos juros, e foco na oferta de mais serviços aos clientes. O lucro líquido somou R$ 3,875 bilhões, 26,5% maior do que no mesmo período de 2013.

O Bradesco foi o primeiro banco a divulgar balanço do terceiro trimestre, sugerindo que os demais devem ampliar os lucros com o aumento dos juros pelo Banco Central.

As ações preferenciais (sem voto) do banco tiveram alta de 6,78% e as ordinárias (com voto), de 7,74%, a segunda maior do Ibovespa.

As ações do Banco do Brasil subiram 7,03%, enquanto os papéis preferenciais do Itaú tiveram alta de 8,08% - a maior alta do índice. Os papéis dos três bancos ficaram entre as quatro ações com maiores altas do índice no pregão de ontem.

Fonte: Jornal O Popular

 

Tópicos:
visualizações