Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mercado: Bovespa perde os 57 mil pontos

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
21/02/2013 - 09:31

O ceticismo em relação à capacidade de recuperação da economia brasileira, em um cenário de inflação elevada, e a falta de apetite de investidores locais e estrangeiros por ativos de risco no País levaram a Bovespa a registrar sua sexta queda consecutiva e a perder o patamar dos 57 mil pontos. A trajetória de baixa foi acentuada após a divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, nos EUA, que azedou de vez os mercados internacionais. Das 69 ações que compõe a carteira teórica do Ibovespa, apenas oito conseguiram terminar no azul.

O índice à vista fechou a sessão de ontem com perda de 1,98%, aos 56.177,60 pontos, pior patamar desde 16 de novembro do ano passado (55.402 pontos). Vale lembrar que a Bolsa iniciou 2013 no nível dos 62 mil pontos. Durante o dia, o Ibovespa oscilou dos 56.034 pontos (-2,23%), na mínima, aos 57.569 pontos (+0,44%), na máxima.

Com seis quedas seguidas, a Bovespa não engatava uma sequencia de baixas tão longa desde maio do ano passado, quando o Ibovespa recuou por oito sessões (8 a 17 de maio). No mês de fevereiro, a Bolsa acumula perda de 6,0% e, no ano, desvalorização de 7,83%.

Por serem mais líquidas, as blue chips funcionaram ontem como uma porta de saída para os investidores, o que se refletiu nas quedas acentuadas desses papéis. Petrobras ON e PNA recuaram 2,70% e 2,65%, respectivamente. Vale ON teve desvalorização de 3,21%, enquanto as ações PNA da companhia perderam 3,57%. OGX ON, que recuou mais de 20% só em fevereiro, passou por uma correção e subiu 2,22%, principal alta do dia, ajudando a conter em parte a queda do índice à vista.

Câmbio

Os fatores externos pesaram mais que os internos no mercado de câmbio ontem, o que fez o dólar à vista fechar em alta de 0,46% ante o real no balcão, cotado a R$ 1,964.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações