Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Melhoria de serviços é principal foco de bancos até 2020, diz PwC

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
22/04/2014 - 10:15

SÃO PAULO  -  Inseridos em um cenário de transformação, os bancos terão de se adaptar ano a ano a um contexto de aumento de custos, dificuldades de crescimento e mudanças regulatórias.

Um estudo feito pela PwC com 560 líderes de instituições financeiras de todo o mundo mostra que grande parte dos executivos já detectaram os principais desafios em seus mercados de atuação e definiram quais os principais investimentos que precisam ser feitos para se manter em crescimento até 2020. Por outro lado, apenas 20% deles se julgam preparados para lidar completamente com esses desafios.

A melhora nos serviços oferecidos ao cliente é apontada por grande parte dos executivos como o principal foco de investimentos até 2020, sendo a prioridade para 47% dos profissionais de bancos dos mercados emergentes, para 51% dos entrevistados da Ásia e para 56% dos líderes na Europa. A exceção fica apenas no mercado norte-americano, onde o principal investimento citado, por 56% dos entrevistados, é adequação regulatória.

Emergentes

No que se refere aos mercados emergentes, após a melhoria dos serviços aos clientes, o segundo item mais citado entre as prioridades de investimentos para o setor financeiro é Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação, apontado por 36% dos executivos. Em terceiro lugar, destaca-se a necessidade de desenvolvimento de novos produtos,  item colocado por 32% dos executivos. 

A pesquisa mostra ainda quais são os principais desafios que os bancos dos países emergentes esperam enfrentar. O desafio mais citado, por 38% dos participantes, é a atração de novos clientes. “Os bancos brasileiros, por exemplo, precisam pensar em como atrair e reter novos clientes que ainda não utilizam serviços financeiros ou mesmo como atender estrangeiros que estão vindo para o País”, diz Álvaro Taiar, líder de serviços financeiros da PwC Brasil.

Outro desafio, enumerado por 43% dos executivos nos mercados emergentes, envolve o trabalho de atrair e reter talentos que estejam alinhados com o contexto do mercado e com a estratégia das instituições. Além disso, está o desafio de lidar com novos competidores no mercado, citado por 29% dos participantes da pesquisa. “No Brasil, por exemplo, nós vemos os bancos chineses chegando ao mercado e os bancos brasileiros terão de se adaptar para competir com eles e definir onde investir”, destacou Taiar. 

Avaliando esse contexto e os desafios e prioridades dos executivos do setor, o estudo da PwC destaca ainda seis prioridades para que os bancos tenham sucesso em 2020: o desenvolvimento de um modelo de negócios focado no cliente, a otimização da distribuição, a simplificação dos modelos de operação e negócios, a obtenção de vantagem competitiva por meio do uso das informações, o investimento em inovação e, por fim, a gestão proativa de riscos, regulamentações e capital. 

Fonte: Valor


Tópicos:
visualizações