Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Medidas: Tombini volta a falar em política fiscal

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
08/12/2014 - 09:34

Brasília - Após o anúncio da nova equipe econômica, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, parece estar mais confortável para incorporar o tema política fiscal em seu discurso. E voltou a ressaltar o assunto, ausente em seus discursos anteriores.

Em evento no Chile, ontem, o presidente do BC tocou nesse ponto por mais de uma vez. Disse que medidas macroprudenciais são complementares à política fiscal, monetária e ao câmbio flutuante, e que a política monetária e fiscal ajudam o câmbio a ficar mais estável para enfrentar desafios.

Quando foi confirmado à frente do BC por mais quatro anos na semana passada, Tombini abordou a questão pela primeira vez depois de muito tempo. “Entendo que o fortalecimento da política fiscal por meio de um processo consistente e crível de consolidação de receitas e despesas, rigorosamente conduzido, deverá, ao longo do tempo, facilitar a convergência da inflação para a meta de 4,5% ao ano“, destacou.

A condução da política fiscal nos últimos anos foi uma pedra no sapato para o BC. A instituição passou a utilizar o modelo que leva em conta o impulso fiscal para medir os impactos (quase sempre negativos) dos gastos públicos sobre a condução da política monetária. A autarquia, sempre de forma discreta, chegou a mencionar aqui e ali por meio de um porta-voz ou documento, que não estava necessariamente satisfeita com os resultados primários. Mas era claramente um incômodo.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações