Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mantega diz que inflação deve fechar 2013 em torno de 5,5%

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
22/02/2013 - 09:06

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que a inflação no Brasil está sob controle e que deve desacelerar este ano em relação ao ano passado, mas ficando ainda acima do centro da meta oficial.

Segundo ele, a inflação deve encerrar 2013 em torno de 5,5%. A meta de inflação é de 4,5%, podendo variar dois pontos percentuais para mais ou para menos.

"A situação inflacionária está sob controle", disse Mantega em teleconferência com repórteres e analistas.

A inflação ficou em 5,84% em 2012 e 6,5% em 2011, dois anos em que a economia brasileira teve dificuldades para crescer devido a custos de produção muito altos e fraca demanda externa.

O governo da presidente Dilma Rousseff tem mostrado maior preocupação com a persistência da inflação e se esforça para mostrar que o Banco Central tem autonomia para elevar a taxa de juros se preciso.

O presidente do BC, Alexandre Tombini, alertou que a autoridade monetária está pronta para aumentar a taxa de juros da atual mínima histórica de 7,25% para controlar a inflação mesmo se a economia não ganhar força.

IRREAL

O diretor de política econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, afirmou nesta quinta-feira que a inflação deve desacelerar no segundo semestre, mas "uma convergência para 4,5% não é realista".

"Vemos resistência da inflação nesse primeiro semestre, com tendência de recuo no segundo. Mas, com as informações que dispomos hoje, não é realista imaginar a convergência para 4,5% em 2013", disse.

Para Araújo, os alimentos tiveram um peso muito grande na composição da inflação dos últimos 12 meses. Enquanto ela atingiu 6,15% no acumulado até janeiro, somente a dos alimentos ficou acima de 11%.

Fonte: Folha de São Paulo


Tópicos:
visualizações