Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mais uma ano de perdas salariais, prevê analista

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
09/01/2015 - 10:12

Depois de ter uma queda no preço da energia elétrica em 2013, de 19,75%, em função de subsídio do governo federal,cuja proposta era frear a inflação, parte da conta chegou ao bolso do consumidor em 2014.

O consumo de energia ficou 17,28%. “Impacta muito na inflação, porque atinge uma cadeia produtiva extensa e, além disso, o consumidor não tem muito para onde correr”, afirma Marcelo Eurico.

dois dígitos

Na avaliação do economista Adriano Paranaíba, a inflação este ano em Goiânia deve atingir a marca dos dois dígitos. O cenário preocupante é explicado pelas sinalizações de austeridade fiscal, tanto do governo estadual quanto federal, para este ano. “Se controlando os preços de alguns bens ofertados pelo governo, como tarifa de ônibus, registramos 8,42%, sem dinheiro para gastar com subsídio, vamos ter uma inflação ainda maior”, diz.

Ele acredita que será mais um ano de perdas salariais, corroendo o poder de compra da população. “Estamos falando de famílias que ganham até cinco salários mínimos, não tem como fazer mágica com o orçamento”, diz. Vale ainda ressaltar que 62,5% das famílias goianienses estão endividadas.

“As pessoas podem se preparar para um cenário semelhante ao da década de 1980, mas não é momento de pânico. As crises também geram oportunidades. Por exemplo, os preços dos imóveis devem voltar para os níveis normais”, diz Adriano Paranaíba.

Fonte: O Popular

Tópicos:
visualizações