Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Levantamento: Financeiras lideram queixas no ranking do Procon Goiás

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/01/2013 - 10:58

Cartão de crédito é o segundo maior alvo de queixas dos goianos e telefone celular, o terceiro

eiro de 2013 (quinta-feira)

As financeiras foram alvos do maior número de queixas no Procon Goiás em 2012. Dos 113.448 atendimentos realizados pelo órgão, 13.883 foram direcionados para as financeiras, ou seja, 12,23%. Em todo Brasil, a liderança ficou com o setor de telecomunicações, principalmente operadoras de telefonia celular.

No caso de Goiás, as queixas contra financeiras foram por problemas relacionados a contratos, crédito consignado e cálculo antecipado de prestação. Esses são os três principais motivos que levaram os consumidores a procurar o órgão.

O levantamento leva em consideração qualquer espécie de atendimento realizado pelo órgão e não somente as reclamações fundamentadas, ou seja, aquelas que resultaram em abertura de processo.

Na prática, queixas relacionadas a quebra de contrato e extensão do prazo máximo de 72 horas para a liberação de margem de crédito do consumidor ou mesmo retenção de contrato estão entre as principais irregularidades que motivam os atendimentos, segundo a gerente da área do Procon Goiás, Limari Ferreira.

Com margem pequena de diferença, imbróglios com cartão de crédito segue em segundo lugar entre as reclamações mais frequentes, com 13.012 atendimentos. O dinheiro de plástico, conforme Limari, é assunto constante de dúvidas e queixas no órgão.

Nesse caso, segundo a gerente do Procon Goiás, problemas contratuais contribuam para que os cartões de créditos finquem nessa posição, com 6.583 atendimentos registrados.

Indevidas

Não raro, surgem cobranças indevidas ou parcelamentos incorretos que reforçam as queixas. “É comum consumidores alegarem que não adquiriram produtos que estão na fatura ou que o parcelamento veio em número inferiores ao contratado”, afirma.

Segundo o levantamento do Procon estadual, o terceiro setor que mais gerou atendimentos foi o de telefonia celular. Foram 10.490 queixas ao longo de 2012.

Cobrança indevida, mudanças de planos sem anuência do contratante e reajustes de valores são os três principais motivos de queixas.

A gerente de atendimento revela uma artimanha utilizada por boa parte das empresas de telefonia celular. Limari conta que as conversas entre o atendente da empresa e o consumidor somente são gravadas quando o consumidor origina a ligação.

“Muitas vezes o consumidor liga para cancelar uma linha. Eles pedem para retornar a ligação e, ao contrário do pedido, somente mudam o plano do consumidor”, diz.

Boletim

A modelista Juliana Cordeiro conta que procurou o órgão ao perceber que seu nome estava na lista da Serasa por meio de uma operadora de celular. Ela conta que, no fim de 2008, fez um boletim de ocorrência após ter seus documentos pessoais roubados.

No ano passado, quando tentou fazer um financiamento em uma instituição financeira foi surpreendida ao saber que seu nome estava na lista do Serasa. “Pouco tempo depois que tinha feito o boletim de ocorrências, foram abertos quatro novas linhas em meu nome”, diz.

A modelista teve trabalho para provar que não havia contratado os serviços e decidiu procurar o Procon e, conforme ela, recentemente, ganhou a causa.

Um motivo chama atenção das queixas registradas em desfavor dos bancos comerciais. Atrás de problemas contratuais, está a espera na fila de banco. Queixas sobre a demora, acima de 20 minutos, resultaram em 1.185 atendimentos no ano passado.

Empresas esclarecem problemas

(KR) 17 de janeiro de 2013 (quinta-feira)

As cinco empresas mais demandadas em 2012 são a Claro, Itaú Card, Oi celular, Oi fixo e Novo Mundo. A reportagem de O POPULAR entrou em contato com estas cinco empresas e somente a Itaú Card não respondeu às solicitações.

Em nota, a Claro informa que se empenha em resolver todos os casos e destaca que mais de 90% das reclamações registradas pelo Procon Goiás são prontamente solucionadas.

Também em nota, a Oi informa que desenvolveu um plano de investimentos de longo prazo, com foco na qualidade de serviços e prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões entre 2012 e 2015.

A Novo Mundo esclarece que faz todos os esforços no sentido de atender as reclamações recebidas, sejam por problemas com assistência técnica ou mesmo aqueles originados por seus fornecedores. Além disso, a empresa possui canal direto com o Procon Goiás.

No País, as operadoras de celular foram as campeãs de reclamação nos Procons em 2012, segundo levantamento feito pelo Ministério da Justiça. No ano anterior, as teles ocuparam o segundo lugar do ranking, liderado pelo segmento de cartões de crédito.

Fonte: O Popular


Tópicos:
visualizações