Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Juros: Taxa do cheque é a maior em 17 meses

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/11/2013 - 09:05

São Paulo - A taxa média de juros do cheque especial ficou em 8,25% ao mês no início de novembro, a maior desde junho de 2012 (8,36%), segundo o Procon-SP. Os números do levantamento, feito com os sete maiores bancos do País (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander) referem-se às taxas praticadas pelas instituições no mês anterior.

O resultado mostra que os juros do cheque especial já estão próximos aos cobrados no início da política do governo para reduzir os custos do crédito ao consumidor nos bancos públicos, em abril do ano passado, que levou a um movimento de queda também nos privados.

Segundo os dados do Procon-SP, a taxa média em maio de 2012 (referente a abril) ficou em 8,46%, caindo de 9,52% no mês anterior. Em todas as sete instituições avaliadas houve aumento do juro do cheque.

A menor taxa cobrada, de acordo com o levantamento de novembro, foi de 4,41% ao mês (Caixa) e a maior, de 10,59% ao mês (Santander).

Juro Básico

Para economistas ouvidos pela reportagem, o aumento de taxas como a do cheque especial é um efeito esperado em função da alta recente do juro básico, a Selic, que passou de 7,25% ao ano em março deste ano para 9,50%, com perspectiva de aumento para 10% até o fim de 2013. “Quando o governo aumenta o juro básico, é justamente prevendo esse tipo de consequência”, diz o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.

Fonte: Jornal O Popular

 


Tópicos:
visualizações