Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Juros do cheque especial sobem e chegam a 138,5% em média ao ano 8

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
26/03/2013 - 14:01

A taxa de juros do cheque especial para pessoas físicas voltou a subir, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta terça-feira (26). Em fevereiro, a taxa média ficou em 138,5% ao ano, com alta de 0,5 ponto percentual em relação a janeiro.

Em janeiro a taxa tinha ficado estável em relação a dezembro, depois de um processo de queda iniciado em abril do ano passado, quando saiu de 170,1%, em março, para 163,2% ao ano.

A taxa do crédito pessoal, desconsideradas operações consignadas em folha, também subiu, ao passar de 68,1%, em janeiro, para 69,8% ao ano, em fevereiro. No caso do crédito consignado, houve alta de 0,2 ponto percentual, para 24,7% ao ano.

Já a taxa de juros do crédito para compra de veículos ficou estável em 20,5% ao ano, em fevereiro em relação a janeiro.

 

Taxa média de juros também subiu

A taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro subiu em fevereiro para 18,7% ao ano. É a segunda alta mensal seguida, depois de dez meses consecutivos de queda.

No acumulado do primeiro bimestre, a alta é de 0,7 ponto percentual, pois em dezembro de 2012 a taxa média de juros estava em 18% ao ano - o menor patamar da série histórica.

Em 12 meses encerrados em fevereiro, a taxa média de juros caiu 5,1 pontos percentuais.

A alta da taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro no mês passado foi puxada pelas operações direcionadas às famílias, cujo custo subiu 0,2 ponto percentual, para 24,9% ao ano. Para as empresas, a média se manteve no mesmo patamar de janeiro (14% ao ano).

Fonte: UOL
Tópicos:
visualizações