Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Juros de pessoa física voltam a cair e seguem no menor nível em 18 anos

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
20/12/2012 - 10:10

Em novembro, juro dos bancos a pessoas físicas caiu a 34,8% ao ano. Incluindo empresas, taxa média recuou 0,5 ponto e ficou em 28,9%.

A taxa média de juros bancários cobrados pelas instituições financeiras em suas operações com pessoas físicas voltou a cair em novembro, aponta nesta quarta-feira (19) o Banco Central. O recuo foi de 0,6 ponto pecentual, situando-se em 34,8% ao ano. Em outubro, a taxa estava em 35,4%.

A taxa segue no menor valor de toda a série histórica do Banco Central, que tem início em julho de 1994.

Também foi registrada queda na taxa média das pessoas jurídicas, de 0,4 ponto percentual, alcançando 21,7% ao ano, sobre 22,1% em outubro diz o BC - o patamar também segue como o menor já registrado em toda a série histórica da autoridade monetária, que começa em junho de 2000 para este indicador.

Com as quedas, a taxa média de juros bancários de todas as operações com recursos livres (que não têm destinação específica, como crédito rural ou imobiliário), que inclui pessoas físicas e empresas, também atingiu, novamente, o menor nível da série histórica iniciada em junho de 2000, situando-se em 28,9% ao ano, contra 29,3% em outubro - a queda é de 0,5 ponto no mês e de 9,6 pontos em 12 meses.

Santander e sindicato homologam acordo

SÃO PAULO - O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região formalizou nesta quarta-feira acordo com o Santander para indenizar parte dos funcionários demitidos pelo banco neste mês, na capital paulista. Em reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, foi homologado o acordo entre as partes que indeniza os trabalhadores demitidos sem justa causa com menos de dez anos de serviços, com um salário de R$ 5 mil e seis meses de auxílio vale-alimentação.

O banco se comprometeu a analisar o caso dos demitidos que estavam em período de estabilidade e a possibilidade de readmissão dos desligados que possuem HIV, câncer ou lúpus. A redação final do acordo para os demais casos deve ser finalizada nos próximos dias quando serão conhecidos quantos trabalhadores serão beneficiados em cada situação.

"Após quatro audiências e três reuniões de conciliação, conseguimos chegar a um acordo que vai beneficiar parte dos 440 trabalhadores demitidos pelo banco no mês de dezembro. Infelizmente o país não tem uma legislação trabalhista eficiente contra demissões em massa", disse a presidente do Sindicato, Juvandia Moreira, em nota distribuída à imprensa.

O sindicato contabiliza que o Santander demitiu 440 funcionários em São Paulo, mas uma liminar concedida pelo TRT havia suspenso as demissões sem justa causa até a homologação do acordo.

Fonte: Estadão



Tópicos:
visualizações