Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Juro futuro passa a embutir aperto menor

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
11/02/2014 - 10:05

O mercado de juros futuros da BM&F pôs de vez no radar a possibilidade de que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza o ritmo de aperto monetário em seu encontro no fim deste mês. Com a queda ontem da taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2015 de 11,38% para 11,31%, a curva a termo passou a espelhar 28% de chances de uma alta da Selic em 0,25 ponto percentual, segundo cálculos da gestora Quantitas. Não é pouco quando se leva em conta que, no início da semana passada, o mercado trabalhava com a possibilidade de uma aceleração do ritmo de aperto. No dia 3, por exemplo, a curva a termo embutia chances de 33% de uma elevação da Selic em 0,75 ponto.

O economista-chefe do Deutsche Bank no Brasil, José Faria, afirma, em relatório, que as taxas dos DIs mais curtos recuaram ontem "refletindo o declínio das expectativas de inflação após o IPCA de janeiro [0,55%] abaixo do esperado, o que aumentou a probabilidade de um alta de 0,25 ponto da Selic no próximo encontro do Copom".

Embora muitos economistas vejam o alívio inflacionário como pontual, o IPCA de janeiro já abriu espaço para uma redução das projeções para inflação este ano. A pesquisa Focus divulgada ontem pelo BC mostra que recuou a estimativa para o IPCA este ano, de 6% para 5,89%. Curiosamente, mesmo com a queda da estimativa do IPCA, a projeção para a Selic ao fim de 2013 subiu de 11% para 11,25% - 0,75 ponto acima do nível atual (10,50% ao ano). Apesar de terem descartado a tese do "choque de juros", economistas e tesourarias mantêm suas fichas em um prolongamento do ciclo de aperto.

O estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala, afirma em relatório que dados como o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) de dezembro, que sai na sexta-feira, podem confirmar que a economia perdeu força no fim do ano passado. "Com dados fracos, volta a aumentar a probabilidade de o Copom promover mais dois ajustes de 0,25 ponto e encerrar o ciclo de alta", afirma.

Fonte: Valor


Tópicos:
visualizações