Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

IPCA fica acima do esperado pelo mercado

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
09/05/2013 - 09:10

Rio - A inflação ficou acima do esperado em abril e reforçou a percepção de economistas de que, mesmo com a atividade econômica fraca, os preços têm resistido a cair. O IPCA, índice usado no regime de metas de inflação, ficou em 0,55% no mês passado, acima da expectativa de analistas e da inflação de março (ambos 0,47%). Nos últimos 12 meses, a inflação oficial ficou em 6,49%, ainda muito próxima do teto da meta oficial (6,5%).

A queda menor do que o esperado dos preços de alimentos e bebidas - que têm tido forte impacto na inflação - surpreendeu analistas. A aposta era que, com a redução de tributos que incidem sobre a cesta básica, o grupo teria forte desaceleração no mês passado. Os preços de remédios, que foram reajustados com a chancela do governo, subiram mais do que o esperado em abril, também contribuindo para o resultado geral.

Riscos

Embora dados preliminares indiquem recuo mais acentuado da inflação de alimentos em maio, economistas acreditam que os preços de forma geral continuarão pressionados. Para a economista Monica de Bolle, apesar de duas décadas de estabilidade de preços, a cultura inflacionária no Brasil ainda é forte.

Na opinião dela, isso faz com que períodos mais prolongados de inflação em alta -como os últimos meses- possam levar a “aumentos defensivos” de preços. “Minha sensação é de que o discurso contraditório do governo em relação à inflação contribui para essa tendência”, afirma Monica, diretora da Galanto Consultoria e professora da PUC-Rio.

Elson Teles, economista do Itaú Unibanco, concorda. Para ele, a forte elevação nos preços de alimentos - que subiram em média 14% nos últimos 12 meses- cria “a percepção de que a inflação é mais alta do que é de fato”.


Expectativas

O problema, segundo Monica e Teles, é que essa percepção de inflação mais alta alimenta as expectativas futuras em relação ao nível geral dos preços. Quanto mais altas as expectativas, maior a dificuldade em fazer a inflação recuar. Na opinião do economista Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do BC, as projeções da inflação para 2013 deverão ser reajustadas para cima depois dos dados divulgados hoje pelo IBGE. Ele acredita que as apostas de que o IPCA deveria fechar o ano em 5,4% deverão subir para 5,7%.

“A expectativa era que alimentação caísse agora, para compensar a alta dos serviços. Mas tem resistência de preços no varejo”, diz Freitas, que é economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações