Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

IPCA acelera para 0,51% em novembro e ultrapassa teto da meta

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
08/12/2014 - 09:36

SÃO PAULO  -  O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,51% em novembro, após alta de 0,42% em outubro, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro do ano passado, o índice avançou 0,54%.

Apesar de ter acelerado em relação a outubro, o IPCA ficou abaixo da estimativa média de 17 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data que projetava alta de 0,54% no mês passado. Também ficou abaixo do piso de 0,52% das estimativas.

Nos 12 meses encerrados em novembro, a inflação medida pelo IPCA acumulou alta de 6,56%. É o quarto mês consecutivo em que o índice para 12 meses fica acima do teto da meta estipulada pelo governo para os 12 meses de 2014, que é de 6,50%. 

Dos grupos que compõem o IPCA, o que exerceu a maior pressão sobre o índice foi alimentação e bebidas, cujo avanço foi de 0,77%. Só esse grupo respondeu por 37% da variação do índice geral do mês. Veja as variações de todos os grupos de despesas no gráfico abaixo.

Fonte:  Valor Econômico

Tópicos:
visualizações