Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Inflação: IPCA-15 sobe 0,91% em janeiro

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
24/01/2013 - 10:48

Prévia da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA - 15) de janeiro, em Goiânia, registrou taxa de 0,91% - o quinto maior entre as 11 capitais pesquisadas e acima da média nacional 0,88%, conforme o IBGE.

O grupo de alimentação e bebidas foi o principal responsável pelo aumento do índice. O tomate, um dos grandes vilões de 2012, continua entre os alimentos com maior variação (27,02%), seguido por elevações de produtos impactantes para o bolso do consumidor como a batata-inglesa (8,49%), feijão-carioca (7,62%) e frango (5,14%).

A elevação dos combustíveis, outro grupo importante no cálculo da inflação, também contribuiu para a elevação do índice. A gasolina subiu 2,54% e o etanol, 4,54% - os maiores registrados entre as capitais pesquisadas.

No País, o IPCA-15 saltou para 0,88% em janeiro, após uma alta de 0,69% em dezembro. Os alimentos ficaram ainda mais caros que o esperado, enquanto os serviços voltaram a pesar no bolso das famílias. O resultado surpreendeu o mercado financeiro e analistas revisaram para cima as previsões para a taxa fechada do mês.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações