Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Inflação: BC persegue meta de 4,5%, diz Tombini

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
22/05/2013 - 09:05

Brasília - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reafirmou ontem que o objetivo da autoridade monetária é levar a inflação para o centro da meta, de 4,5%. “A nossa meta é a meta de 4,5%. Não há política (monetária)para que a inflação fique no teto dessa meta (6,5%). Teto é teto”, disse em apresentação a deputados e senadores no Congresso.

A meta de inflação do Banco Central é de 4,5%, com dois pontos de tolerância para cima ou para baixo. Desde que começou o mandato de Tombini em 2011, porém, a inflação nunca chegou ao centro da meta.

Devido à fraqueza do crescimento econômico, o BC encontrou espaço nos últimos anos para reduzir os juros mesmo com a inflação em patamar elevado. No entanto, diante de uma nova aceleração da alta dos preços, que chegou a superar até mesmo o teto da meta em março, o BC decidiu iniciar em abril um novo ciclo de alta dos juros, subindo a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, para 7,5% ao ano.

Tombini atribuiu a nova aceleração da inflação nos últimos meses a choques nos preços das commodities e à desvalorização do real no final de 2012.

Fonte: Jornal O Popular

 


Tópicos:
visualizações