Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Inadimplentes: Maioria desconhece juros do cartão

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
26/12/2012 - 10:28

São Paulo - Cerca de 85% dos consumidores inadimplentes não sabem qual é a taxa de juros de seu cartão de crédito, mostra estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgado ontem.

O número de inadimplentes que possui dívidas no cartão é de 38%. Desses, 82% afirmam estar com as contas há mais de 90 dias atrasadas. O problema, segundo o SPC, são justamente as altas taxas de juros pagas por causa dos atrasos.

Dos inadimplentes, 24% optam pelo “crédito rotativo”, quando o endividado paga apenas a fatura mínima, geralmente de 20%. O restante, acrescido de juros, é cobrado na fatura seguinte. Dos adimplentes, 93% conseguem pagar 100% das faturas na data do vencimento.

O SPC orienta que o inadimplente pesquise as opções de taxas. Segundo o instituto, muitas vezes é preferível que o consumidor adquira um empréstimo bancário com o intuito de quitar sua dívida no cartão.

Ana Paula Bastos, economista da SPC, afirma que o cartão de crédito é um facilitador para o consumo, porque permite que se compre mesmo quando o comprador não dispõe do dinheiro. Mas, muitas vezes, as pessoas acabam gastando mais do que possuem, o que explica os altos níveis de endividamento.

Na sua avaliação, para usufruir das vantagens de um cartão de crédito, antes de qualquer coisa, o consumidor precisa ter clareza de que não pode gastar mais do que efetivamente tem. “O cartão de crédito trouxe conveniência e segurança porque viabiliza o poder imediato de compra, mesmo que o consumidor não disponha de dinheiro no momento do uso, mas é necessário aprender a usá-lo corretamente para evitar contratempos”, pondera.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações