Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Imposto de Renda: Receita libera declaração por tablet e smartphone

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
02/04/2013 - 09:19

Órgão lança o aplicativo m-IRPF para dispositivos móveis com os sistemas iOS e Android

Brasília - O contribuinte brasileiro pode agora preencher a declaração anual de Imposto de Renda em aplicativos de dispositivos móveis, como tablet e smartphone. No entanto, a novidade anunciada ontem pela Receita Federal ainda possui uma série de limitações. Não poderão usar o novo aplicativo, por exemplo, os profissionais liberais ou que tenham obtido lucro na alienação de bens, recebido lucros e dividendos ou rendimentos no exterior, além de rendimentos por doação ou herança.

Apesar das restrições, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, estima que cerca de 5 milhões de contribuintes devam fazer sua declaração por meio de um dispositivo móvel neste ano. O Fisco espera receber cerca de 26 milhões de documentos até a data final da declaração, no dia 30 de abril.

“Embora a lista de restrições seja significativa, a solução abrange 5 milhões de contribuintes. A expectativa é ampliar no próximo ano. O objetivo neste momento é alcançar contribuintes que têm declarações mais simples”, declarou.

Facilidade

Quem optar por fazer a declaração por meio de dispositivo móvel não terá a possibilidade de recuperar o documento entregue em 2012. Por outro lado, Barreto diz que o aplicativo permitirá o preenchimento automático de alguns campos. A partir da digitação do CPF, o sistema “puxará” o nome do contribuinte. O sistema também permitirá que o preenchimento seja iniciado em um aparelho móvel, mas concluído em outro. Basta que o usuário salve o rascunho atrelado a uma palavra-chave, que será solicitada ao abri-lo novamente.

A Receita alerta que a declaração feita pelo sistema operacional da Apple não é salva automaticamente, após o envio do documento ao Fisco. Por isso, o aplicativo apresenta o passo a passo para salvar. Para o Android, o salvamento é automático.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações