Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Imposto de Renda: Quem deixa para última hora corre risco de errar

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
24/04/2013 - 11:02

A menos de uma semana para fim do prazo, só 57% dos goianos enviaram a declaração

O contribuinte que só fará a declaração do Imposto de Renda aos 45 minutos do segundo tempo terá de correr para não perder o prazo e precisará ficar mais atento. O problema é que, na pressa, muita gente acaba fornecendo informações erradas e incompletas, podendo ter problemas com o Leão depois. A Receita Federal já está alertando para possíveis congestionamentos do sistema nos últimos dias.

E isso não é difícil de acontecer. Até ontem, 433,2 mil contribuintes de Goiás já haviam enviado a declaração, o que corresponde a 57,7% dos cerca de 750 mil goianos que são aguardados pela Receita Federal este ano. Em todo País, ainda restavam 12 milhões de declarações para serem enviadas, apesar do prazo ter começado ainda em 1º de março.

“Já estamos observando uma certa lentidão no programa da Receita nos horários de pico. Por isso, o melhor é fazer o quanto antes”, alertou o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos. Segundo ele, o maior problema neste período é a falta de documentos necessários.

Movimento

O contador José Alves, da Econt Contabilidade, informa que é comum o grande movimento de contribuintes nestes últimos dias. “Geralmente, muita gente corre para entregar a declaração nos primeiros dias. Depois, há uma parada e o grande movimento recomeça nesta reta final”, explica. Ele lembra que, no ano passado, enviou declarações até no último minuto do prazo estipulado pela Receita.

Mas José Alves alerta para o risco de uma falha na internet, que pode até impedir o envio do documento no último dia. Segundo ele, é comum a demora para conseguir enviar a declaração no último dia, quando são comuns as mensagens informando sobre a indisponibilidade do sistema. Com estes tradicionais atrasos, a própria Receita já aprimorou seus servidores. “Em outros tempos, nos horários de pico, as linhas ficavam congestionadas e muitas declarações até deixavam de ser enviadas”, conta.

De qualquer forma, o contador lembra que o último dia é sempre de grande tensão. Ele alerta para a necessidade de acabar com o mito de que a declaração é feita pelo contador, que é apenas um digitador das informações dadas pelos clientes. José Alves conta que alguns clientes ficam esperando que o contador faça a declaração e nem se manifestam antes. “Muita gente só se lembra disso no dia 2 de maio e liga apenas para confirmar se nós fizemos”, diz.

O escritório sempre envia um e-mail aos clientes lembrando da obrigação, mas só faz a declaração daqueles que pedem. Mesmo assim, não são raros os clientes que chegam no último dia e ainda com documentos faltando. “Muitos órgãos não estão enviando os comprovantes de rendimentos e o cliente não consegue retirar pela internet, sobrando para o contador”, afirma.

Ontem, um dos clientes atendidos por José Alves para fazer a declaração do imposto de renda foi o analista financeiro Thiago Vitor de Oliveira. Ele garante que sempre gosta de enviar a declaração nos primeiros dias do prazo para receber a restituição logo nos primeiros lotes. Mas, este ano, Thiago conta que precisou esperar para receber algumas informações sobre o pagamento de um empréstimo. “Consegui resolver tudo hoje (ontem) e agora fiquei mais tranquilo”, diz.

Congestionamentos serão inevitáveis nos últimos dias

Atualmente, a declaração ainda pode ser enviada em poucos segundos. O supervisor do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal em Goiânia, Jorge Francisco Martins, confirma que a Receita tem elevado a capacidade de seu sistema para evitar congestionamentos. Mesmo assim, a tendência é que eles sejam inevitáveis no último momento.

Quem não entregar até às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos do dia 30 de abril, pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, chegando ao máximo de 20%, mas que nunca será inferior a R$ 165,74. O especialista da IOB Folhamatic, Edino Garcia, lembra que estes atrasados podem ter problemas para viajar para o exterior, comprar a casa própria e até contratar financiamentos.

Informações do sistema da Receita dão conta de que cerca de 2,4 milhões de brasileiros estão omissos de declarar o IR, sendo 80 mil em Goiás. “Mas a Receita sempre tem como chegar a essas pessoas”, alerta Jorge Francisco.

Para Richard Domingos, da Confirp Consultoria Contábil, uma alternativa para os contribuintes que não conseguirem todos os documentos necessários é entregar o material incompleto e, depois, fazer uma declaração retificadora. “Ao contrário do que muitos pensam, a declaração entregue desta forma não irá automaticamente para a malha fina”, explica.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações