Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

IGP-M acelera alta a 0,95% em setembro por preços no atacado

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
29/09/2015 - 09:34

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,95 por cento em setembro, contra 0,28 por cento em agosto, pressionado basicamente pelo avanço dos preços no atacado.

Pesquisa da Reuters apontava expectativa de alta de 0,79 por cento, segundo a mediana das projeções.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou nesta terça-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, subiu 1,30 por cento em setembro, após alta de 0,20 por cento no mês anterior.

No IPA, os produtos agropecuários registraram alta de 2,08 por cento em setembro, após variação zero no mês anterior. Já os industriais aceleraram o avanço para 1,01 por cento, contra 0,28 por cento.

Por sua vez o Índice de Preços ao Consumidor, que tem peso de 30 por cento no índice geral, avançou 0,32 por cento, sobre 0,24 por cento no mês anterior.

O destaque aqui ficou para o grupo Alimentação, com alta dos preços de 0,17 por cento ante variação positiva de 0,01 por cento em agosto, sendo que as frutas deixaram para trás a queda de 2,41 por cento para subirem 0,19 por cento.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou elevação de 0,22 por cento neste mês, ante 0,80 por cento em agosto.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Fonte: UOL

 

Tópicos:
visualizações