Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

IGP-DI: Inflação apurada em março chega a 0,31%

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
10/04/2013 - 10:00

Rio - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) ficou em 0,31% em março, após alta de preços de 0,20% em fevereiro, divulgou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Até o mês passado, o IGP-DI acumulou altas de 7,97% em 12 meses e de 0,81% no ano.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, subiu 0,12% no mês passado, após alta de 0,09% em fevereiro. Por sua vez, o IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, cresceu 0,72% em março, na comparação com a alta de 0,33% no mês anterior. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou elevação de 0,50% no mês passado, ante taxa positiva de 0,60% em fevereiro.

Núcleo do IPC-DI

De acordo com a FGV, o núcleo do IPC-DI de março subiu 0,52%, taxa superior à registrada no núcleo anterior, referente a fevereiro, quando subiu 0,47%. Segundo a fundação, o núcleo, usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preço no varejo, acumula altas de 5,21% em 12 meses e de 1,58% no ano.

O período de coleta de preços para o IGP-DI de março foi do dia 1º a 31 do mês passado.

Fonte: jornal O Popular


Tópicos:
visualizações