Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Greve acaba no BB e em bancos privados de GO; Caixa segue parada

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/10/2014 - 08:53

Bancários das agências que aceitaram proposta voltam a trabalhar na 3ª feira.
Servidores da Caixa recusam termos e vão realizar uma nova assembleia.

Funcionários do Banco do Brasil e bancos privados de Goiás  decidiram encerrar a greve nas instituições após assembleias realizadas nesta segunda-feira (6), em Goiânia. Em contrapartida, bancários da Caixa Econômica Federal também se reuniram e optaram por manter a paralisação, não aceitando os termos propostos na negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A greve já durava uma semana. Com a deliberação, as agências do BB e das instituições particulares voltam a funcionar normalmente na terça-feira (7). Segundo Sérgio Luiz Costa, presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás (Seeb-GO), os servidores destes bancos aceitaram o reajuste de 8,5% no salário, de 9% no piso e 12% no vale-alimentação.

Porém, os empregados da Caixa seguem parados. "Eles recusaram o acordo e permanecem em greve. O sindicato não influencia nas decisões, apenas media o debate. O que eles deliberarem, nós vamos acompanhar", afirmou Sérgio ao G1.

O presidente do Seeb-GO também revelou que na noite de terça-feira, os funcionários da Caixa irão realizar uma nova assembleia. "Eles vão analisar novamente a proposta e fazer uma avaliação do movimento. Diante disso, eles podem ou não voltar ao trabalho. Vamos esperar", explicou.

Paralisação
A greve no setor bancário começou no último dia 30 de setembro e atendia a uma pauta nacional da categoria, que não aceitava os termos de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A principal reivindicação dos bancários era um reajuste salarial de 12,5%. O aumento de 7,35%, que foi oferecido na negociação tinha sido recusado pelos trabalhadores.

Além disso, os bancários também exigiam um plano de carreira e melhores condições de trabalho, com o fim de metas consideradas abusivas e a contratação de novos empregados.

Fonte: G1

 

Tópicos:
visualizações