Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Fundos de inflação voltam a ganhar, mas acumulado no ano é negativo

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
31/10/2013 - 10:51

Os fundos renda fixa índices, alegria dos investidores em 2012 e decepção neste ano, voltaram a se destacar em meio à renda fixa. Depois de entregar 0,83% em setembro, essas carteiras ganham 0,86% em outubro até o dia 25, bem acima dos 0,66% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI). Eles foram o tipo de fundo de renda fixa mais rentável em setembro e caminham para repetir a dose em outubro. No ano, porém, ainda perdem 2,73%. Os fundos de inflação carregam NTN-Bs, títulos que pagam uma taxa prefixada mais a varição da inflação. Quando a expectativa para os juros futuros cai, esses papéis ganham valor.

Dois fatores principais contribuíram para os ganhos em outubro, segundo o administrador de carteiras Humberto Vignatti. Por um lado, os impactos negativos sobre a economia do fechamento parcial do governo americano, devido ao alcance do teto da dívida, reforçou a expectativa de que a retirada de estímulos sofra novos adiamentos. Por outro, internamente, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reforçou a possibilidade de que o ciclo de elevação da Selic se prorrogue até o primeiro trimestre do ano que vem.

Como resultado, diz Vignatti, os vencimentos mais distantes das curvas de juros americana e brasileira perderam prêmios. No Brasil, a expectativa de um ciclo mais prolongado de alta até elevou um pouco as taxas dos papéis com vencimento próximo. Já para os títulos com prazos longos, houve quedas. A lógica é que a alta de juros agora sinaliza para uma queda mais à frente. Como os fundos renda fixa índices em geral têm prazo médio mais longo, eles se beneficiaram das quedas das taxas.

Vignatti ainda enxerga oportunidades nos papéis de curto prazo. Isso porque ele considera exagerada a expectativa do mercado de que os juros cheguem a 11% neste ciclo, considerando mais provável uma alta até 10,25% ou 10,5%.

É hora de aumentar a aposta nos prefixados? Não, uma vez que a aproximação do processo de normalização monetária a ser empreendido pelo Fed deve trazer volatilidade e perdas, argumenta Vignatti. A recomendação é que, aos poucos, o investidor realize lucros e migre parte de suas aplicações para alternativas conservadoras, como fundos de inflação concentrados em vencimentos mais curtos ou fundos DI.

Fonte: Valor


Tópicos:
visualizações