Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Fundo de investimento: Trabalhador só poderá aplicar FGTS em 2015

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/06/2014 - 09:28

A possibilidade de o trabalhador investir até 30% de seu saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não deve ser liberada neste ano.

A criação do Fundo de Investimentos em Contas (FIC), que deverá ser ligado ao FI FGTS (Fundo de Investimentos do FGTS), é considerada complexa e, segundo informações apuradas pela reportagem, o conselho curador do fundo de garantia já considera descartada sua abertura ainda neste ano.

Uma das preocupações é com a estabilidade e segurança do fundo. O FI FGTS, como nome sugere, investe o dinheiro do trabalhador, mas o rendimento dessas operações fica com a própria Caixa.

Outras prioridades

O banco não confirma a informação, mas o conselho curador do FGTS considera que o banco tem a atenção voltada a outras prioridades, como o risco de ter que bancar uma correção pela inflação ao saldo dos trabalhadores, que hoje é corrigido pela Taxa Referencial (TR) mais juros. Em 2013, foi de 3,19%.

O Ministério da Fazenda informou que “FI FGTS tem sido bem administrado pela Caixa e nenhum dos projetos aprovados gerou prejuízo ao fundo.”

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a quem caberá a aprovação do fundo e a definição de regras, informou que vem tratando do assunto com a Caixa e que considera produtvias as conversas.

Afirmou também que o tema está evoluindo, mas destaca que “não é possível fazer previsão de quando haverá a edição de regulamentação”.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações