Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Focus: Pesquisa do BC projeta juros a 10% só em 2015

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
15/10/2013 - 09:48

Economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram a previsão para a taxa básica de juros no início de 2015 e esperam que a Selic volte aos dois dígitos. A previsão é que os juros cheguem a 10% anuais no primeiro mês de gestão do próximo governo, de acordo com a pesquisa Focus feita pelo BC.

Antes, a mediana das estimativas era de 9,75% ao ano para o indicador no período. A última vez em que o País teve juros de dois dígitos foi em março de 2012.

Para alguns analistas, no entanto, os juros podem atingir o patamar de 10% ao ano já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para a última semana de novembro. Isso porque, ao elevar os juros de 9% para 9,5% ao ano na semana passada, o comitê manteve o discurso que vem sendo adotado desde maio, quando o BC passou a subir os juros a um ritmo de 0,50 ponto porcentual a cada reunião do Copom. Para o mercado, é um sinal de que está aberta a possibilidade de um novo aumento da mesma intensidade no próximo mês.

Na pesquisa Focus, o grupo de analistas com maior índice de acerto, por exemplo, espera que os juros cheguem a 10% ao ano no Copom de novembro. Entre todos os economistas ouvidos, no entanto, a mediana das projeções segue em 9,75% ao ano. Ou seja: na média, o mercado espera uma elevação da Selic, mas de menor intensidade.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações