Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Focus: Mercado vê inflação mais alta e PIB com crescimento tímido

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
08/04/2014 - 09:08

O mercado financeiro continua pessimista com a economia brasileira. No boletim Focus, publicação semanal na qual o Banco Central (BC) reúne as previsões de 100 analistas, as projeções são de mais inflação e menos crescimento para 2014. De acordo com a pesquisa, a perspectiva para o indicador oficial que mede o custo de vida, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu de 6,30% para 6,35% - há um mês estava em 6,01%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), houve recuo de 1,69% para 1,63%.

A maioria no mercado, mesmo depois de sinalizações do BC de que o ciclo de ajuste dos juros básicos (Selic) está próximo do fim, espera mais uma alta em maio. A projeção mediana, no documento, é de que a taxa suba para 11,25% ao ano. Para janeiro de 2015, a projeção do mercado é de Selic em 11,50% ao ano. A taxa básica de juros da economia está em 11% ao ano hoje.

A cada semana, segundo especialistas, as expectativas para o IPCA se aproximam do teto da meta de inflação, definida em 6,5%, e dificultam ainda mais a tarefa da autoridade monetária de manter a carestia dentro do limite de tolerância. O centro da meta é 4,5%, mas o BC tem a tolerância de buscar uma inflação de até dois pontos porcentuais a mais ou a menos.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações