Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Feirão da Caixa foca imóveis de até R$ 190 mil

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/06/2015 - 10:07

Evento oferece mais de 5,9 mil habitações na capital e região, mas é preciso ficar atento aos custos

O foco este ano do Feirão da Caixa é o financiamento de imóveis de até R$ 190 mil, habitações populares do Programa Minha Casa, Minha Vida e demais operações com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A 11ª edição do evento começa amanhã e vai até o domingo no Shopping Estação Goiânia. Para aproveitar a oportunidade, especialistas aconselham ficar de olho no Custo Efetivo Total (CET). São mais de 5,9 mil imóveis novos e usados que estarão em oferta.

A taxa de juros - que dependendo das condições de renda e valor do imóvel são a partir de 4,5% ao ano - é grande atrativo para quem quer comprar um imóvel. Este ano, os bancos subiram os juros do crédito imobiliário, mas não houve alteração para o programa do governo federal. Por outro lado, especialistas recomendam observar o CET, que mostra quanto o financiamento vai custar, incluindo taxas administrativas, seguros e tributos cobrados pelo banco, já que nem sempre a menor taxa é o melhor negócio.

Com esses encargos, o custo do financiamento é maior que a taxa contratada e por isso o consumidor deve estar atento, como alerta a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. “O CET é obrigatório, quando vai comprar é preciso saber o valor total, quantas parcelas, o valor delas e até calcular como fica com a antecipação.” O presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo - Seção Goiás (Ibedec-GO), Wilson Cesar Rascovit, acrescenta que tudo deve estar no papel.

“É importante também que para os imóveis em construção as promessas estejam todas no papel. Com muitos imóveis em estoque, a tendência é querer desovar.” Fugir de imóveis ocupados e verificar se as dívidas estão quitadas são dicas que os especialistas dão para evitar problemas que podem surgir na compra. Ele destaca também que o consumidor precisa preparar o bolso.

Ele indica manter reserva para até seis meses de parcelas, já que o financiamento é de longo prazo, a taxa de seguro pode subir e em ano de crise há risco de desemprego. “Tem de verificar se a região do imóvel agrada e levar em consideração o quanto se pode pagar.”

Oportunidades

De acordo com a superintendente regional da Caixa, Marise Fernandes de Araújo, o feirão é oportunidade para encontrar num só local os principais lançamentos e diversos imóveis novos e usados em Goiânia e na Região Metropolitana e com condições facilitadas pelo banco. O evento terá aproximadamente 90 parceiros, mais de 30 construtoras e 26 correspondentes imobiliários Caixa, além de 39 imobiliárias nos estandes. Os empreendimentos novos somam sete, com mais de 1.637 imóveis novos e o total de 5.942 habitações em oferta.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações