Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Fechamento de vagas de trabalho tem pior resultado em mais de 20 anos

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
20/07/2015 - 09:46

Mais de 100 mil postos de trabalho foram fechados no mês de junho.
O cenário é de economia fraca e inflação em alta.

O desemprego no Brasil deixou há tempos de ser um fantasma e virou uma realidade traduzida nos números tristes divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho: mais de cem mil postos de trabalho foram fechados no mês de junho, o pior resultado em mais de vinte anos.

Em todo o período que começa em 1992, o saldo foi positivo. Só naquele ano, junho teve mais demissões do que contratações e mesmo assim o saldo negativo naquela época foi bem menor: 3.700 vagas fechadas, contra 111 mil agora, em junho de 2015. Com isso, no acumulado do ano, já são quase 350 mil empregos formais a menos no país.

Os números divulgados foram ainda piores do que os esperados pelo mercado. Quatro regiões brasileiras cortaram postos de trabalho em junho. A maior perda foi na região sudeste. E quase metade das vagas eliminadas era no estado de São Paulo (-52.286).

O setor que mais demitiu, no mês passado, foi a indústria de transformação (-64.228), especialmente as montadoras de automóveis. Em seguida, vêm os serviços (-39.130), o comércio (-25.585) e a construção civil (-24.131). Só a agricultura contratou (+44.650).

Esse é o quinto mês consecutivo com perda de gente na indústria. Em um ano, o setor já fechou 376 mil vagas. Para alguns analistas, é um sinal de que a economia não vai se recuperar tão cedo.

Fonte: Jornal da Globo

Tópicos:
visualizações