Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Fazenda, Planejamento, Tesouro, BC, BB e CEF serão anunciados em bloco

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/11/2014 - 09:32

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar primeiro toda a equipe econômica de seu governo, antes dos demais ministros. Esse é o cronograma que a presidente estabeleceu antes de viajar para a reunião do G-20, na Austrália. Dilma pode já ter o nome, mas ainda não convidou oficialmente ninguém para o Ministério da Fazenda, segundo fontes credenciadas.

O anúncio deve ser feito até o fim do mês, se a presidente seguir o cronograma que ela mesma estabeleceu. Nessa leva saem os nomes dos futuros ministros da Fazenda, do Planejamento e do presidente do Banco Central. No mesmo dia serão divulgados os nomes do secretário do Tesouro e dos presidentes do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal.

A presidente tem "consciência" de que a escolha da nova equipe econômica sinalizará a "cara" de seu governo, segundo fontes ouvidas pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor. Por isso a prioridade é indicar em primeiro lugar os ministros que serão responsáveis pela economia, de uma vez só. Não há hipótese de se indicar o ministro da Fazenda e só dez dias depois os presidentes da Caixa e do BB.

"Governo novo, ideias novas. Não leva dez dias. Anuncia tudo. Eu acho que em novembro anuncia", disse um ministro próximo da presidente da República. "Obviamente que o ministro [da Fazenda] que entrar deve anunciar já sua equipe".

O restante do ministério será mudado por partes, sendo possível que as trocas se estendam pelo novo mandato de Dilma. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, reeleito em 1998, só concluiu a formação de sua equipe seis meses depois. O antecessor da presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, avançou três meses adentro do novo mandato.

Além disso, a presidente pode esperar a eleição para as presidências do Senado e da Câmara, para negociar com os partidos a nova maioria no Congresso. A questão ética deve perpassar e ser prioritária nessa negociação. Depois de vencer uma eleição difícil, o governo e o PT não querem ser surpreendidos com ministros enrolados em denúncias como a do Petrolão.

A presidente ainda não fez convites e analisa os prós e contras de cada candidato a ministro da Fazenda. No momento, entre os nomes que seguramente são avaliados pela presidente, a cotação é a seguinte:

  • Henrique Meirelles: o ex-presidente do Banco Central é o nome preferido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Querendo-se ou não, é uma pessoa com a qual a presidente não tem bom relacionamento. Sua indicação sinalizaria uma intervenção do ex-presidente Lula no governo de Dilma. Ela estaria cedendo a outro a nomeação de sua equipe e perderia a autonomia sobre a área econômica. É uma decisão importante. "Esse será o recado. Será que uma pessoa que teve 54 milhões de votos quer pagar esse preço?", questiona o auxiliar da presidente da República. Em compensação, a nomeação de Meirelles daria fôlego para a presidente e os mercados reagiriam positivamente.
  • Nelson Barbosa: o ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda tem a seu favor o fato de já conhecer a presidente Dilma Rousseff. Também aproximou-se muito de Lula e do PT, depois que deixou o governo. O fato de integrar a lista tríplice apresentada por Lula a Dilma não diminui as possibilidades de Nelson Barbosa, que não seria encarado como uma intervenção do ex-presidente. Mas se Barbosa é o indicado, como criou-se a expectativa em torno de Henrique Meirelles, a escolha deve causar uma frustração imediata dos mercados. Frustração que só não seria maior se o indicado fosse o atual presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. "Seriam formadas filas para o primeiro voo para Miami", disse a fonte.
  • Luiz Trabuco: presidente do Bradesco, outro nome na lista do ex-presidente Lula para Dilma. Sua nomeação também agradaria os mercados, mas segundo as fontes do Palácio do Planalto o executivo não demonstra muito apetite para o cargo.
  • Luciano Coutinho: o nome do presidente do BNDES também é mencionado lateralmente por alguns auxiliares da presidente, mas, no momento, apresenta forte viés de baixa. Segundo as fontes ouvidas pelo Valor PRO, não se trata de um auxiliar que a presidente da República tenha muita admiração pelo trabalho até agora executado.
  • Aloizio Mercadante: No próprio Palácio do Planalto o ministro da Casa Civil tenta se viabilizar para o cargo.

Se a presidente já escolheu o nome, não contou nem para o ex-presidente Lula.

 

Fonte: Valor Econômico

Tópicos:
visualizações