Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Fator Previdenciário: Câmara adia votação e Centrais repudiam fuga de acordo

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
13/12/2012 - 14:03

        A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e outras Centrais Sindicais emitiram nota em que denunciam e repudiam a não votação pelo fim do Fator Previdenciário na sessão de 28/11/2012 na Câmara dos Deputados.

        O acordo é umas das principais prioridades da pauta dos trabalhadores que vem sendo defendida e negociada pelas Centrais com o Governo nos últimos anos, em função do caráter perverso do fator atual, que penaliza a classe trabalhadora após anos e anos de contribuição e trabalho.

        A discussão e negociação sobre o fator previdenciário se arrastam desde meados de 2007, com propostas de diversas alternativas para solucionar os impasses. “Conscientes de nosso papel de defender a classe trabalhadora e também da nossa responsabilidade para com o sistema previdenciário brasileiro, a nossa proposta leva em consideração a necessidade da sustentabilidade do sistema e não apenas o fim, pura e simplesmente, da fórmula de cálculo”, afirmam as entidades na nota.

        As Centrais reivindicam que o governo se disponha a sentar novamente à mesa de negociação para desbloquear a votação no Congresso Nacional até o final deste ano, tendo em vista que o tema já foi acordado anteriormente.

 

O que é o Fator Previdenciário

         O Fator Previdenciário é o valor utilizado para definir os benefícios das aposentadorias do INSS. A fórmula para cálculo do fator previdenciário leva em conta a alíquota de contribuição, a idade do trabalhador, o tempo de contribuição à Previdência Social e a expectativa de sobrevida do segurado na data da aposentadoria (conforme tabela do IBGE).

        Quanto mais cedo o trabalhador pedir a aposentadoria, menor será o valor do benefício. O fator foi insti­tuído pela Lei no 9.876/99 após a Reforma Previdenciária de 1998.

CLICK AQUI E VEJA O INFORMATIVO OFICIAL "ÚLTIMAS" COMPLETO
ultimas-5-2012-menor-361943.pdf
Tópicos:
visualizações