Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Estudo: Efeito da Selic supera o do compulsório

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
21/03/2013 - 09:14

São Paulo - Estudo publicado no site do Banco Central (BC), elaborado por economistas da instituição, mostra que os efeitos de uma variação de 1% da Selic são “consideravelmente mais fortes” do que uma mudança de 10% na alíquota do recolhimento compulsório para os bancos, apesar de as duas ferramentas mostrarem impactos semelhantes nas variáveis macroeconômicas.

De acordo com o documento, assinado pelos economistas do BC Waldyr Dutra Areosa e Christiano Arrigoni Coelho, o objetivo do estudo foi tentar identificar o impacto sistemático dos recolhimentos compulsórios nas variáveis macroeconômicas, assim como as principais diferenças entre esse instrumento e a taxa de juros do Banco Central, usando um Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral (DSGE).

A conclusão dos analistas é de que uma diminuição da alíquota dos recolhimentos compulsórios tem os mesmos efeitos qualitativos de uma diminuição da taxa de juros do Banco Central nas variáveis analisadas (crédito, investimento, custo do crédito, PIB, consumo e inflação), embora seu impacto quantitativo seja menor.

O impacto da redução da alíquota do recolhimento compulsório, dizem ainda os autores, “embora qualitativamente semelhante a uma redução da taxa básica de juros, é quantitativamente menor em todas as variáveis consideradas, com exceção do consumo”.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações