Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Esforço fiscal: Citibank prevê avanço do PIB este ano

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
13/05/2013 - 11:28

São Paulo - O superintendente do departamento econômico do Citibank, Marcelo Kfouri, afirmou que o objetivo do governo de estimular o nível de atividade para fazer com que o Produto Interno Bruto (PIB) atinja neste ano uma marca mais expressiva que o crescimento de 0,9% registrado em 2012, deve colaborar para que o superávit primário feche 2013 na marca de 1,5% do PIB. Neste contexto, ele estima que esse esforço fiscal do governo deve ajudar de forma significativa para que o PIB avance 3,1% em 2013.

Devido a recuperação da demanda agregada neste ano ante 2012, que conta com medidas fiscais como desonerações tributárias, provavelmente o esforço fiscal que o governo precisará realizar será um pouco menor em 2014 para manter o crescimento em um nível satisfatório. Ele projeta que o superávit primário no ano que vem deverá ser um pouco superior que o de 2013 e atingirá 1,7% do PIB, que por sua vez deve crescer 4% em 2014.

Kfouri avaliou que o esforço fiscal do governo estaria relacionado com uma percepção de que o estímulo monetário para o avanço do nível de atividade resultou em efeitos menores do que o esperado.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações