Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Entidades cobram mais dados da proposta para a CASSI e apresentam sugestões

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
21/02/2019 - 12:04

As entidades solicitaram ao banco números globais

A CONTEC participou da terceira rodada da Mesa de Negociações da Cassi entre o Banco do Brasil e as Entidades Representantes dos Funcionários da Ativa e Aposentados.

Os representantes dos associados cobraram do banco o detalhamento da proposta que foi apresentada, havendo as partes ajustado a intensificação do processo de negociação.

GOVERNANÇA

O Banco apresentou uma proposta que prevê alteração na estrutura organizacional, mudanças no modelo de governança e alternância nas diretorias da Cassi.

As entidades solicitaram ao banco uma resposta sobre a proposta construída no final de novembro de 2018, por Grupo de Trabalho formado na CASSI e apresentada ao banco.

A proposta das entidades mantém as áreas de saúde do trabalhador e programas de saúde com os representantes eleitos e cria a nova gerência de tecnologia com vinculação direta à presidência da Cassi. Essa nova gerência constava na proposta anterior do BB e sua inclusão foi uma forma de fundir as duas propostas, buscando contemplar os interesses dos associados e do banco.

Entidades cobraram também do banco resposta sobre a proposta de estrutura de governança e informaram que os demais itens, como estabelecimento de experiência mínima, formação e modelo de decisão continuam em debate.

CUSTEIO

A proposta apresentada pelo Banco do Brasil, no que se refere ao custeio do Plano Associados, tem o mesmo formato da proposta anterior, com aumento de contribuições, cobrança por dependente com base em um Valor de Referência por Dependente (VRD), onde o banco se propõe a arcar com um percentual para os funcionários da ativa e com valor de partida menor para aposentados.

A proposta prevê ainda contribuição mínima, bem como um limitador, com teto máximo de contribuição de 7,5% do salário.

DADOS DETALHADOS E CONTRA PROPOSTAS

As Entidades cobraram do banco um maior detalhamento da proposta, incluindo os números globais, para que a proposta seja divulgada aos associados, além de possibilitar melhor comparação com as propostas anteriores.

Como a proposta prevê a paridade de contribuições, conforme previsto na Resolução CGPAR 23, as Entidades apresentaram como contraproposta, que essa paridade não seja estabelecida, considerando que a aplicação das regras da CGPAR estão suspensas por decisão judicial liminar e que o ponto de partida seja a manutenção da proporção 60/40, nos valores do banco e associados a serem aportados na Cassi.

Os representantes dos Associados cobraram também que seja estabelecido de forma clara a inclusão dos novos funcionários no Plano Associados. Recentemente novos funcionários concursados tomaram posse, mas não puderam se associar ao plano de associados da Cassi.

No mesmo sentido, também foi pedido que os funcionários de bancos incorporados possam ingressar no plano associados, contemplando uma reivindicação antiga dos funcionários, que também gerará receitas para a CASSI. O banco se comprometeu a avaliar o pedido sobre os incorporados, pois precisa mostrar os estudos sobre a viabilidade da proposta.

Foi cobrado ainda do banco que a taxa de administração a ser paga pela empresa, que consta na proposta, também incida sobre a contribuição dos aposentados e que haja compensação e proporcionalidade de contribuição do banco em todos as modalidades de recursos financeiros, incluindo a coparticipação.

Todas as Entidades da Mesa de Negociação participaram da elaboração de uma proposta de custeio que foi entregue ao banco e à Cassi. A partir da entrega dos números globais, novas análises serão feitas, com base nas propostas e projeções apresentadas.

ANS

O presidente da Cassi fez relatos sobre as reuniões com a Agência Nacional de Saúde – ANS e explicou sobre o risco da iminência de uma intervenção fiscal por parte daquele órgão regulador e que a continuidade e avanço das negociações é que podem indicar que banco e associados estão trabalhando numa solução para garantir a sustentabilidade do plano.

DIVULGAÇÃO DOS DADOS DETALHADOS E CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES

O banco ficou de disponibilizar, ainda nesta semana, detalhamento da proposta, para divulgação dos números aos associados.

Foi feito compromisso de trabalhar as negociações em ritmo intensivo e de plantão, a exemplo do que costuma ocorrer nos fechamentos das campanhas salariais, uma vez que cada dia que passa a situação financeira da CASSI se agrava.

Uma nova rodada da mesa de negociação ficou agendada para o dia 25/02, com rodadas subsequentes a cada dia, a partir do dia 27/02, com o objetivo de se chegar numa proposta de consenso.

Fonte: CONTEC

Tópicos:
visualizações