Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Empresas garantem crédito concedido a seu fornecedor

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
08/12/2014 - 09:37

Grandes companhias estão facilitando o acesso a crédito por pequenas e médias empresas, uma alternativa à crescente dificuldade dessas firmas em obter financiamento junto aos bancos. O mecanismo não é novo, mas seu uso se intensificou nos últimos anos.

Os programas de financiamento a fornecedores funcionam como uma espécie de desconto de duplicata: o fornecedor tem uma fatura a receber de uma grande empresa e procura o banco para antecipá-la. A antecipação dos recursos ocorre dentro de um sistema desenhado em conjunto pelo banco e a grande companhia, chamada de empresa-âncora. O sistema permite que a âncora confirme ao banco que vai pagar aquela fatura toda vez que o fornecedor solicitar a antecipação.

Empresa garante crédito a fornecedor

  1. Garantir crédito a fornecedor é estratégico

Nesse modelo, o banco consegue classificar o risco da operação como se ele fosse semelhante ao da grande empresa. Isso permite reduzir os juros e aumentar os limites de financiamento aos fornecedores. Em contrapartida, para incluir o fornecedor no programa, a grande empresa costuma pedir prazos maiores de pagamento.

Grandes grupos, como BRF, Fibria, Carrefour e Siemens, têm adotado essa estratégia. "Eu tenho prazo de pagamento e libero meu caixa. O fornecedor recebe à vista do banco e o banco tem um risco que, na prática, é o risco da BRF", explica Bruno Massera, gerente financeiro da BRF. Os grandes bancos têm atuado com essa forma de crédito.

A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, tem um programa desse tipo desde 2011, com bons resultados. A empresa tem dois mil fornecedores nacionais participando da operação e conseguiu, nos últimos três anos, esticar de 43 para 64 dias o giro de suas contas a pagar. Isso contribuiu para melhorar o ciclo financeiro da empresa, resultando em liberação do caixa em R$ 1,8 bilhão no período. A multinacional brasileira também expandiu o acesso de fornecedores de fora do país ao programa.

 

Fonte: Valor Econômico

Tópicos:
visualizações