Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Emprego: Concursos oferecem 2.279 vagas

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/01/2015 - 08:59

2015 será uma ano de oportunidades de trabalho em órgãos públicos, instituições e entidades em Goiás

Especialistas garantem que 2015 será um ano de oportunidades de emprego, devido à realização de vários concursos públicos. Em Goiás, 2.279 vagas estão sendo oferecidas em diferentes áreas, conforme editais abertos (veja quadro). Destas, 1.365 são para órgãos do governo do Estado e 914 são de entidades, instituições de ensino, secretarias e prefeituras municipais.

A escolaridade exigida tem variação entre níveis fundamental, médio e superior. O salário pode chegar a R$ 25 mil, como é o caso da vaga para Procurador da Assembleia Legislativa de Goiás.

Perfil

A especialista em carreira e professora do IPOG, Cyndia Bressan, explica que o concurseiro tem perfil automotivador e é uma pessoa organizada e disciplinada. “Muitos buscam estabilidade e segurança em concursos públicos. E, para isso, abrem mão do trabalho e da vida pessoal durante meses e anos.”

A jornalista Elzenúbia Moreira, 25, se prepara para o concurso da Assembleia Legislativa. Ela disputará vaga para comunicador social. “Quando conclui a graduação, prestei alguns concursos buscando experiência e conhecimento nas bancas e provas. Já tenho o material disciplinar e me dedicarei horas estudando em casa.”

Neste ano, Elzenúbia pretende concorrer a outras vagas que abrirem na área de sua formação. “Se outros concursos surgirem, provavelmente, farei. Quero ver os resultados e saber os pontos de melhorias”, frisa.

A professora do IPOG alerta que foco é o principal ponto para quem almeja uma vaga. “É preciso se dedicar e trabalhar com recompensas de médio e longo prazo. O mais importante é vencer a ansiedade e se manter motivado através dos pequenos prazeres do dia a dia, como cinema e esporte”, afirma Cyndia.

Nacional

Para aqueles que almejam vagas em concursos em outras regiões do País, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 prevê a criação de 28.957 cargos, fora as vagas de reposição, em caso de aposentadoria ou demissão do servidor.

Conforme foi publicado no POPULAR, desse total, 13.974 são voltadas para o Poder Executivo, Banco Central, Receita Federal, INSS e Ministério da Fazenda. Outras 15 mil são para a área de Justiça, como tribunais (9.177), Defensoria Pública (3.897) e Ministério Público da União (1.879). Porém, a concorrência deve aumentar, em razão do quadro de estagnação econômica.

Governo estadual

Além dos 1.365 cargos com inscrições abertas, o governo de Goiás realizará concursos para provimento de outras 5.368 vagas que ainda devem ser anunciadas, em diversos órgãos da administração pública, ainda este ano. conforme divulgou a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

Os editais que já foram lançados são para a seleção na Secretaria de Segurança Pública e Universidade Estadual de Goiás (UEG). As inscrições terminam em janeiro e início de fevereiro.

Já os outros concursos que ainda serão lançados e completam a previsão da Segplan atenderão demandas de diversas áreas. Entre elas, Agricultura, com analista e assistente de agronegócio e Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) para gestor de engenharia.

Há também concurso previsto para Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (gestor e assistente de fiscalização, controle e regulação), Junta Comercial do Estado de Goiás (analista de gestão administrativa, de registro do comércio e assistentes de gestão administrativa e de registro do comércio) e Procon (técnico de defesa do consumidor, analista de defesa do consumidor e fiscal das relações de consumo).

No Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), o edital será para assistente administrativo, de saúde, analista de gestão administrativa e advogado. A Metrobus terá vagas para motorista, auxiliar de serviços gerais, fiscal de transporte coletivo e assistente administrativo. E na Cultura, as oportunidades serão para analista e assistente cultural/professor de música, teatro e dança.

Previsão

É esperado maior número de cargos para a Secretaria de Educação (Seduc), a seleção prevista e divulgada pela Segplan é para professores, mas o órgão pode ofertar até 4.582 vagas, conforme matéria publicada pelo POPULAR no dia 12 dezembro. Porém o governo só confirma que fora os concursos cujos editais já foram lançados, todos os demais estão em diferentes fases de elaboração da licitação da instituição que irá executar o processo seletivo.

A previsão para publicação dos editais é para o primeiro semestre deste ano. No entanto, em nota enviada para a reportagem, a Segplan explica que o prazo pode ser alterado por determinação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que analisa os aspectos legais de cada certame.

1.751380

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações