Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Em Nova York, Mantega diz que inflação elevada é passageira

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
10/04/2014 - 09:20

IPCA de março somou 0,92%, maior taxa para o mês desde 2003.
Ministro atribui o aumento de preços à falta de chuva.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou nesta quarta-feira (9) que a alta da inflação no Brasil é "passageira". Mais cedo foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a "inflação oficial", que teve alta de 0,92% em março, alcançando o maior patamar para este mês desde 2003.

Mantega atribuiu o aumento nos preços à falta de chuva no início do ano. "O governo sempre se preocupa com inflação. O que estamos tendo agora é por causa da seca, que prejudicou a produção hortifrutigranjeira, e alguns produtos subiram de preço em março e abril", afirmou o ministro a jornalistas, após almoço com investidores em Nova York, onde participa da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) do do Banco Mundial (Bird).

"Não é uma questão estrutural, é uma questão passageira. Em breve, nós vamos ver esses preços começarem a cair", completou Mantega.

O IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é considerado a "inflação oficial" do país por ser usado como base para as metas do governo federal. Pelo sistema brasileiro, a meta central é de 4,5% ao ano, mas há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, de modo que o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida em 2014 e 2015.

Com o resultado de março, a inflação acumulada no primeiro trimestre alcançou 2,18%, acima da taxa de 1,94% em igual período do ano passado. Em 12 meses, a alta é de 6,15%, acima dos 5,68% relativos aos 12 meses anteriores.
 

Passagens aéreas lideram impacto
Segundo o IBGE, os grupos alimentação e transportes registraram forte impacto no resultado do IPCA de março, representando juntos 79% da inflação do mês passado.

O grupo alimentação e bebidas subiu para 1,92% (contra 0,56% no mês anterior) e foi, sozinho, responsável por 51% do IPCA de março. Considerando os alimentos consumidos em casa, o aumento foi de 2,43%. Com altas de mais de 30% no mês, a batata inglesa e o tomate foram os "vilões" da inflação dos alimentos no mês passado.

O item transportes teve alta de 1,38%, contra queda de 0,05% na apuração anterior. Nesse caso, o destaque ficou com as passagens aéreas, que subiram para 26,49%, contra queda de 20,55% em fevereiro. "As passagens aéreas ficaram com a liderança no ranking dos principais impactos no IPCA do mês", diz o IBGE.

Crítica ao FMI
Em Nova York, Mantega também comentou o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado na última terça-feira (8), que cortou à metade previsão de crescimento do PIB brasileiro em 2014.

"Acho que o FMI está excessivamente otimista com os (países) avançados e excessivamente pessimista com os emergentes. Acho que ele não captou as mudanças que estão ocorrendo, está um pouco atrasado no tempo", disse o ministro.

"Até gostaria que o Fundo Monetário estivesse certo em relação aos países avançados, que eles estivessem se recuperando, só que eles estão se recuperando muito lentamente, para o meu gosto. Os Estados Unidos estão indo melhor, mas a União Europeia não está se movendo o suficiente. Acho que o Fundo Monetário deveria nos ajudar a estimular mais a economia dos países avançados, porque foram eles que causaram a crise mundial, essa restrição de mercado que prejudica a todos, porque nós não temos para quem exportar, porque não tem quem consuma", explicou Mantega.

"Acho que deveriam apressar mais a recuperação dos países avançados e olhar menos para os países emergentes, que certamente vão continuar crescendo muito acima do que eles esperam", completou.

Fonte: G1

 



Tópicos:
visualizações