Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Eletrobras: Consumidor bancará parte da dívida

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/12/2014 - 09:36

Brasília - O Tesouro e o consumidor de energia elétrica vão assumir a maior parte da dívida entre Eletrobras e Petrobras: cerca de R$ 6 bilhões. Ontem, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou a operação do governo para socorrer o caixa da petroleira, que enfrenta dificuldades desde a revelação do escândalo da operação Lava Jato.

A medida envolve o resgate de R$ 9 bilhões que são devidos à Petrobras pela Eletrobras. A engenharia financeira permite que a estatal emita títulos dessa dívida (recebíveis) garantidos pelo governo federal. Ou seja, o Tesouro é o fiador e, em último caso, absorve o prejuízo.

O pagamento da dívida que a Eletrobras está assumindo com a Petrobras e o resgate dos títulos que a petroleira irá lançar têm prazo de dez anos.

Para entrar no acordo, a Eletrobras assumiu a dívida integralmente e ficou responsável pelo pagamento desses títulos no futuro. O detalhe é que a elétrica não reconhece quase 70% de valor que lhe foi imposto no acordo.

Fonte: O Popular

Tópicos:
visualizações