Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Economistas cortam previsão para o PIB e sobem para inflação, diz BC

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/01/2015 - 09:21

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram suas previsões para o crescimento da economia neste ano, e subiram as da inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (12).

Se, na semana passada, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,5% em 2015, nesta semana ela foi cortada para 0,4%.

Para a inflação, a projeção passou de 6,56% na semana passada para 6,6% nesta semana. As duas estimativas estão acima do teto da meta do governo.

O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos --ou seja, pode variar entre 2,5% e 6,5%.

Se a inflação passar desse teto, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tem que fazer uma carta aberta explicando o motivo do descumprimento da meta.

Para os demais indicadores da economia, as projeções foram mantidas: analistas vêem a Selic, a taxa básica de juros, a 12,5% no fim do ano, e o dólar a R$ 2,80.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

Fonte: UOL

Tópicos:
visualizações