Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Economia: Prévia do PIB registra maior alta em dois anos

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/05/2013 - 09:37

Brasília - A economia brasileira cresceu 1,05% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Foi o melhor resultado em dois anos, superado apenas pelos primeiros três meses do governo Dilma Rousseff, quando o indicador subiu 1,45%.

Segundo a administração federal e o mercado financeiro, os dados recentes de atividade apontam para uma expansão em torno de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano - crescimento acima do verificado em 2011 e 2012. Os dados do IBC-Br ficaram ligeiramente acima da expectativa do mercado financeiro, que era de crescimento de 1%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o indicador teve alta de 1,79%. O IBC-Br, também conhecido como PIB do Banco Central, é um indicador mensal que serve como parâmetro para avaliar a economia brasileira. O resultado do PIB no primeiro trimestre será conhecido no dia 29. A expectativa do mercado é de um PIB com expansão de 0,89% no trimestre. Para 2013, as projeções variam de 2,5% a 3,5%.

‘Muito bom’

Os bons resultados do comércio e da indústria em março ajudaram a economia a crescer 0,72% em relação a fevereiro, mostra o IBC-Br. Em fevereiro, o indicador recuou 0,36% ante janeiro - a estimativa do mercado era de expansão de 0,7%. Nos 12 meses encerrados em março, a alta foi de 0,91%.

O presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que o resultado do trimestre mostra crescimento anualizado em torno de 4%, o que é compatível com a projeção de alta do PIB para o ano de 3,1% feita pelo banco. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o resultado do IBC-BR foi “muito bom”. Mantega disse preferir ser cauteloso e esperar “o verdadeiro PIB” antes de fazer mais comentários. “É melhor esperar o dado concreto. Não vamos nos antecipar. Vamos esperar o fim do mês.”

O economista-sênior do Espírito Santo Investment Bank (Besi Brasil), Flávio Serrano disse que a recuperação da produção industrial, que passou de queda de 2,5% em fevereiro para alta de 0,7% em março, está entre os indicadores de melhora da economia que respaldam a elevação do índice.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações