Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Economia: Mantega ironiza críticas a projeções erradas

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
22/03/2013 - 10:00

Brasília - Os baixos resultados da economia devem servir de munição para a oposição na campanha eleitoral de 2014. A primeira demonstração veio do senador tucano Álvaro Dias (PR) que criticou duramente o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pelos erros nas suas previsões e pela “contabilidade criativa” nas contas públicas. O embate deixou o ministro constrangido, mas ele não perdeu a chance de levantar a bandeira mais popular do governo: o aumento do emprego e da renda.

“Pelos números do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos, percebemos que a bola de cristal de vossa excelência continua quebrada”, disse Dias, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ontem. “Não sabemos se é pior a incompetência ou a mentira deliberada e estamos preocupados com as consequências”, afirmou o tucano. “É preocupante o País ser gerido por um governo que vende ilusões.”

Mantega reagiu com ironia, afirmando que as previsões dos economistas “caíram por terra” em 2012 por conta da crise global. Disse que não é pecado mortal errar estimativas quando a economia está conturbada. “Diga quem acertou? Eu vou dar o Prêmio Nobel de economia”, ironizou. O ministro se vangloriou por ter acertado as projeções de expansão nos primeiros anos à frente da pasta. Segundo ele, passou a errar em 2009, com o início da turbulência mundial. “Minha bola de cristal pode ter tido alguns defeitos, mas costuma funcionar”, alfinetou.

‘Kit maquiagem’

Dias acusou o governo de usar “truques”, “manobras contábeis” e “kit maquiagem” para chegar ao superávit primário do ano passado. “Não costumamos usar maquiagem no Ministério, pelo menos que eu saiba. Fazemos tudo de acordo com a lei orçamentária e com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, rebateu Mantega.

Fonte: Jornal O Popular

 


Tópicos:
visualizações