Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Economia brasileira cresce 0,6% no terceiro trimestre ante o segundo, segundo IBGE

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
30/11/2012 - 10:33

A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, informou nesta sexta-feira (30) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No segundo trimestre, o crescimento tinha sido de 0,4%.

O resultado ficou bem abaixo do que era esperado. Pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters com 42 economistas falava em crescimento de 1,2% em relação ao segundo trimestre.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) foi de 0,9%.

Há apenas dois anos, o Brasil era uma das economias que mais cresciam no mundo. Mas a atividade desacelerou abruptamente e quase jogou o país em recessão no final de 2011, em parte por causa das dificuldades da indústria para competir em meio à desaceleração da economia mundial.

O governo reagiu com força, erguendo barreiras comerciais, reduzindo impostos e trabalhando para desvalorizar o real. O Banco Central também fez sua parte, reduzindo a taxa básica de juros 10 vezes seguidas para a atual mínima histórica de 7,25% ao ano.

As medidas, que incluíram a redução de impostos sobre carros e eletrodomésticos, aumentaram as vendas do varejo e ajudaram a indústria a se recuperar ligeiramente.

Previsão de crescimento cai de 4,5% para 2% em um mês

No ano passado, a economia cresceu 2,7%. Para este ano, a previsão inicial era crescer 4,5%. Porém, os efeitos da crise global foram pesando, e a estimativa foi ficando menos otimista: caiu para 3% em agosto, e para 2% em setembro.

A previsão é ainda mais negativa do ponto de vista do Banco Central, que falou em crescimento de 1,6% em seu relatório de setembro. O mercado financeira espera apenas 1,5%, segundo o último Boletim Focus.

País tem tomado medidas para tentar estimular a economia

Nos últimos meses, o governo tem adotado isenções fiscais e outras medidas para tentar estimular a economia brasileira em meio à crise global

 

Fonte: UOL


Tópicos:
visualizações