Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

DPVAT ganha status de benefício

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
22/10/2013 - 08:57

O patinho feio se transformou em um belo cisne. Assim tem sido visto o seguro DPVAT, que até pouco tempo atrás era um grande desconhecido. "Minha vizinha recebeu mais de R$ 10 mil quando o marido dela morreu de acidente de carro. Foi mais fácil ela receber do que pronunciar o nome desse seguro", conta a diarista Virginia da Silva, que reside e trabalha em São Paulo.

A vizinha de Virginia é uma das várias pessoas que descobriram o DPVAT por meio da campanha veiculada em televisão aberta pela Líder Seguradora, administradora do seguro obrigatório. Aos poucos, o DPVAT deixa de ser visto como um "imposto", uma vez que o pagamento é obrigatório aos proprietários de veículos, geralmente junto com o licenciamento, e passa a ser visto como um benefício para a população.

Em 2012, 507.915 indenizações pagas por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares foram pagas pela seguradora no país, o que representou R$ 2,8 bilhões. O crescimento do número de indenizações em 2012 foi superior ao aumento da frota, que ficou em 7,9%, quando comparado com 2011, chegando a 74,4 milhões de veículos.

Ricardo Xavier, presidente da Líder, conta que o aumento no número de pagamento de indenizações é consequência do foco da administração perante a sociedade em aumentar o conhecimento do cidadão sobre o direito ao seguro. "Qualquer vítima de acidente de trânsito ou seus beneficiários podem solicitar a indenização nas mais de 6,3 mil agências do correio ou mesmo nas unidades das 72 seguradoras que fazem parte do pool do DPVAT", afirma. (DB)

Fonte: Valor


Tópicos:
visualizações