Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Dólar sobe após BC sinalizar que ciclo de aperto monetário pode parar

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
04/04/2014 - 10:18

SÃO PAULO  -  O dólar subiu frente às principais moedas mundiais pelo segundo dia consecutivo, com os investidores esperando números melhores do relatório oficial de emprego dos Estados Unidos, que será divulgado amanhã. No mercado brasileiro, a alta da divisa americana foi intensificada pela sinalização do Banco Central de que o ciclo de aperto monetário está próximo do fim.

O dólar comercial fechou em alta de 0,53% a R$ 2,2820. O dólar futuro para maio avançava 0,54% para R$ 2,297.

Ontem, O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 11% anuais. No comunicado que acompanhou a decisão, o BC destacou que “irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.”

A sinalização da possibilidade de interrupção do ciclo de alta da taxa Selic abriu espaço para os investidores recomporem suas posições em dólar, principalmente os institucionais locais, que tinham diminuído as apostas na alta da moeda americana.

“O Banco Central deixou a porta aberta para um último ajuste da taxa básica de juros na reunião de maio a depender do comportamento da inflação”, afirma Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho do Brasil. Para ele, o BC não terá espaço para interromper a alta da taxa básica de juros na próxima reunião do Copom, uma vez que não há sinais claros de que a inflação esteja arrefecendo. “O BC deve subir a taxa Selic em mais 0,25 ponto percentual em maio para evitar que as expectativas de inflação desancorem e para reduzir o risco da inflação estourar o teto da meta”, afirma Rostagno.

(Silvia Rosa | Valor)

Fonte: Valor


Tópicos:
visualizações