Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Dilma pede a novos ministros que aliem ajuste a crescimento

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
22/12/2015 - 09:37

Presidente diz que novos titulares precisam “contagiar a sociedade brasileira”

Brasília - Pressionada pela maior recessão desde o período Collor e ameaçada por um processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff deu posse ontem à sua nova equipe econômica com a orientação de fazer o “que for preciso" para retomar o crescimento.

Em um discurso de 12 minutos na cerimônia de posse dos ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento), a presidente repetiu pelo menos cinco vezes que ajuste fiscal e retomada do crescimento “podem e devem vir juntos".

“Três orientações imediatas eu levo aos ministros da área econômica: trabalhar com metas realistas e factíveis para construir credibilidade; atuar para estabilizar e reduzir consistentemente a dívida pública; e fazer o que for preciso para retomar o crescimento sem guinadas e sem mudanças bruscas, atuando neste ambiente de estabilidade, previsibilidade e flexibilidade."

Segundo Dilma, os novos ministros precisam “contagiar a sociedade brasileira com a crença de que o equilíbrio fiscal e crescimento econômico podem e devem vir juntos".

Em sua despedida, Joaquim Levy agradeceu à sua equipe que, segundo ele, ajudou no trabalho de “reconstrução do Ministério da Fazenda". “A política econômica tinha de mudar de rumo. E assim foi feito", afirmou o ex-ministro.

Dilma buscou ainda responder às críticas do mercado financeiro, que recebeu mal a indicação de Barbosa. Segundo ela, os objetivos de curto prazo são “restabelecer o equilíbrio fiscal, reduzir a inflação, eliminar a incerteza e retomar com urgência o crescimento".

Participaram da posse do novo ministro Lázaro Brandão (Bradesco), Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Roberto Setúbal (Itaú), Pérsio Arida (BTG Pactual), Murilo Portugal (Febraban), Luiz Moan (Anfavea), entre outros.

SINALIZAÇÃO

Dentro do Palácio do Planalto, a equipe presidencial aponta como essencial, para vencer a batalha contra o impeachment, sinalizar que o país sairá da recessão.

A presidente também defendeu a ampliação do diálogo com o Congresso para que propostas do ajuste fiscal pendentes sejam analisadas no próximo ano, como a recriação da CPMF e a DRU (mecanismo que dá mais liberdade no manejo do Orçamento).

Barbosa, na cerimônia de transmissão de cargo, prometeu agir para estabilizar e depois reduzir a dívida bruta do setor público.

Disse ainda que o controle da inflação é indispensável e que a Fazenda pode ajudar o BC nesse trabalho.

“O reequilíbrio fiscal contribui para o controle da demanda e para a redução da volatilidade da taxa de câmbio", afirmou Barbosa.

Fonte:Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações