Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Copom :Economistas apostam em manutenção da taxa Selic

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
16/01/2013 - 09:32

Brasília - O Banco Central (BC) deve manter a taxa básica de juros nos atuais 7,25% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que termina hoje. Essa é a projeção de 78 dos 80 economistas consultados . A pesquisa Focus do BC também mostra previsão de manutenção dos juros.

A expectativa maior para hoje fica por conta do placar e do comunicado divulgados junto com a decisão, que foi unânime no Copom anterior, no fim de novembro. Nos últimos documentos, a instituição manteve o discurso de que “a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta” é a manutenção dos juros “por um período de tempo suficientemente prolongado”.

O encontro seguinte do Copom está marcado para os dias 5 e 6 de março. A maioria dos economistas ainda aposta em manutenção dos juros até o fim do ano. Para 2014, a expectativa é que a taxa volte a subir.

Apesar das pressões recentes de preços, o BC avalia que a inflação deve cair ao longo de 2013. No ano passado, o índice oficial de preços ao consumidor (IPCA) ficou em 5,84% e o BC prevê uma taxa de 4,8% para 2013.

Também pesam na decisão os dados da atividade econômica. O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2012, por exemplo, veio bem abaixo do esperado pelo governo. Na manhã de hoje, o BC divulga o seu indicador de atividade (IBC-Br) para o mês de novembro de 2012, que deve confirmar as apostas de que o crescimento da economia no ano passado ficou próximo de 1%.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações