Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Contec realiza Pré-Encontro Nacional para Campanha Salarial 2015/2016

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/07/2015 - 14:26

Começou nesta quinta-feira (16), em Brasília, o Pré-Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários realizado pela Confederação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec). O encontro tem como objetivo a elaboração da minuta de pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2015/2016 dos funcionários dos bancos privados, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que será apresentada nos dias 30 e 31 de julho no Encontro Nacional em Foz Iguaçu-PR.

IMG 3186

Nesta sexta-feira (17), dirigentes sindicais da Contec, representantes das federações e sindicatos de bancários e securitários de todo Brasil continuam a discutir, com base em relatórios formulados pelas entidades nos encontros estaduais e interestaduais, o que de fato a categoria vai negociar com os bancos.

O presidente da Contec, Lourenço do Prado, fez a abertura do evento com a exposição dos ataques do governo aos trabalhadores. “Temos que lutar contra esses abusos e, principalmente, fortalecer o nosso não ao Projeto da Terceirização (PLC 30/2015), que tramita no Senado Federal.    

“Isso é trocar a nossa carteira assinada por um contrato de aluguel. Corremos o risco de desaparecer no cenário sindical como empregados. Temos que correr atrás dessa causa, que passou a ser nobre no momento. Vamos lutar contra a terceirização”, reforçou a fala do presidente, Agnaldo Alves Viana, Federação de Minas Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Na sequência do encontro, os presentes relataram situações humilhantes com a imposição de metas abusivas, demissões, assédio moral e aquisição de doenças ocupacionais. “Um inferno” foi a classificação dos bancários ao que os profissionais são submetidos todos os dias.

Dados do Dieese foram apresentados por Edson Roberto dos Santos, Diretor de Impressa da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, para comprovar o fato. “A renda real do trabalhador registrou uma perda da ordem de 6% em março. A realidade é a seguinte: a cada ano o número de bancários diminui e o lucro dos bancos só aumenta. Os bancários estão produzindo mais e ganhando menos”. Os dados foram retirados da análise produzida pelo departamento sobre a Conjuntura Nacional e Bancária - Elementos de reflexão, maio de 2015.

IMG 3293

Debate das Pautas

O primeiro dia do Pré-Encontro foi movimentado e o início da análise das pautas da Federação Nacional dos Bancários (Fenaban), Caixa e Banco do Brasil teve discordâncias sobre a redação de algumas cláusulas.

Reajuste Salarial

Os bancários reivindicam para este ano ajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de setembro de 2014 a agosto de 2015. Nisso cada estado pediu uma porcentagem, por exemplo: Pernambuco – INPC + 12% e estados do Sul - INPC+5%.

No segundo dia, o debate continua sobre as propostas dos encontros anteriores para elaboração da minuta, eixos da campanha, estratégias e materiais de comunicação.

Fonte: Contec

Tópicos:
visualizações