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Consumo: rigor no crédito deve continuar

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13/05/2014 - 11:20

Os consumidores não devem manter esperanças de ter crédito mais facilitado este ano. Com os atuais índices de inadimplência - cuja previsão é estabilidade ou ligeira alta para este ano -, os empresários devem manter o rigor na aprovação dos negócios a prazo. O assunto foi discutido ontem durante a divulgação dos dados de endividamento pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em Goiânia, nas atividades da Caravana do Crédito.

Diferente de outros indicadores já divulgados para Goiânia neste ano, que apontam alta da inadimplência na capital, a Boa Vista SCPC analisou dados do SPC e verificou um recuo de 4% de janeiro a abril, em comparação com o mesmo período de 2013. No acumulado de 12 meses, a redução seria de 2,7%.

Contramão

O diretor de sustentabilidade da instituição, Fernando Cosenza, afirma que a queda na inadimplência em Goiânia está na contramão do resto do Estado, que apresentou aumento de 3,8%, e também do País (2,5%). Entretanto, ele levanta a possibilidade de que este cenário seja apenas pontual e que a tendência é de que a situação se alinhe à situação de alta de Goiás e do País ao longo de 2014. Por este motivo, o acesso ao crédito continuará mais rigoroso.

“Acho difícil haver uma volta ao cenário de 2010, 2009, em que o crédito era bastante facilitado pelo governo para o consumo, até porque a inflação está incomodando muito este ano. Acredito que possa haver um crescimento do crédito imobiliário, de longo prazo e com taxas menores, não para o consumo de bens de menor valor”, afirma Cosenza.

Para entender esse cenário e orientar os empresários (principalmente de médio e pequeno porte) a gerenciarem o risco do crédito para fazer mais negócios, a Boa Vista SCPC realizou ontem em Goiânia a edição do Caravana do Crédito. O centro das discussões se pauta no uso correto de informações por parte dos empreendedores para que possam tomar decisões com menos riscos, sem abolir a concessão de vendas a prazo.

Risco

“Quando falamos em risco, a primeira ideia que passa pela cabeça é evitar a causa. Entretanto, o empresário que não aceitar vender a crédito, está deixando o cliente para os seus concorrentes. Por isso, a palavra é gerenciar. É enfrentar o risco com técnica, informações, consciência e prudência”, orienta o diretor da Boa Vista.

Na ocasião, também foram apresentados conceitos e as melhores práticas adotadas por importantes empresas de diferentes ramos de atividade do País. O projeto Caravana do Crédito foi criado no ano passado, quando passou por sete cidades brasileiras. Mais informações e a agenda do projeto pelo site www.caravanadocredito.com.br.

Fonte: Jornal O Popular

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