Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Consumidor: Boletim alerta sobre cuidados com consórcio

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
16/05/2013 - 09:09

O Ministério da Justiça e o Banco Central lançaram ontem um boletim especial sobre consórcios que traz conceitos básicos do negócio e cuidados que o consumidor deve tomar. A divulgação traz os conceitos básicos dos consórcios, como deve ser feita a adesão, os tipos de contrato por bens e serviços e quando e como se dá a contemplação. Por exemplo, são explicadas quais são as taxas que compõem as prestações do consórcio - o fundo comum, a taxa de administração, o fundo de reserva e seguros -, entre outros pontos.

Além disso, o boletim traz cuidados que o consumidor deve tomar na hora de contratar um consórcio. Uma das recomendações é que, antes de fechar o negócio, o consumidor verifique no site do Banco Central para consultar a lista das administradoras autorizadas e aquelas com maior número de reclamações.

O Ministério da Justiça também sugere a consulta ao Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, em que se pode pesquisar as reclamações feitas por Procons. O boletim pode ser acessado através do site http://www.bcb.gov.br/Fis/decic/bolconfin/Boletim_Consumo_e_Finanças6.pdf . Para ler, é preciso ter o programa Acrobat Reader instalado no computador.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações