Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Confiança da indústria encerra 2015 com alta em dezembro, aponta FGV

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
28/12/2015 - 10:21

O que impulsionou o resultado foi a melhora nas expectativas.
Produção industrial iniciou o quarto trimestre com perdas generalizadas.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) encerrou o ano com ganhos em dezembro devido à melhora das expectativas, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (28).

O ICI teve alta de 1,1 ponto em dezembro na comparação com o mês anterior, atingindo 75,9 pontos.

"A alta do ICI no quarto trimestre traz boas notícias, como o movimento no sentido de normalização dos estoques e alguma melhora das expectativas. Porém, como os indicadores da pesquisa visitaram seus mínimos históricos ao longo do segundo semestre, e a alta é tímida, há que se esperar por novos avanços para se confirmar uma mudança de trajetória", destacou a coordenadora da pesquisa, Tabi Thuler Santos.

O que impulsionou o resultado do ICI foi o Índice de Expectativas (IE), com ganho de 1,9 ponto, a 77,0 pontos. Por sua vez o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 0,4 ponto, a 75,2 pontos.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada teve avanço de 0,5 ponto percentual e foi a 75,1% em dezembro sobre o mês anterior, após atingir a mínima histórica em novembro.

A produção industrial iniciou o quarto trimestre com perdas generalizadas, sem dar sinais de recuperação, ao recuar 0,7% em outubro na comparação com setembro, a quinta leitura mensal negativa e a mais acentuada desde 2011, segundo o IBGE.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações